Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANK JARDEL DE SOUSA LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANK JARDEL DE SOUSA LIMA
DATA : 31/10/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Embrapa Amazônia Oriental
TÍTULO:

PROSPECÇÃO DE BACTÉRIAS ASSOCIADA A RAÍZES DE DENDÊ (Elaeise guineense), COM POTENCIAL PARA PROMOÇÃO DE CRESCIMENTO VEGETAL.


PALAVRAS-CHAVES:

Dendezeiro, BPCP, Rizobactérias, Prospecção do solo, PCR 


PÁGINAS: 37
RESUMO:

O Dendezeiro ou Elaeis guineenses é uma planta perene da família Arecaceae, com origem nas planícies da África Ocidental e Central, principalmente pela costa atlântica do Cabo Verde e Angola. Atualmente a sua produção é responsável por 46% dos óleos comestíveis do mundo. Ainda apresenta grande gama de participação na produção de cosméticos, alimentos e biocombustíveis. Apesar do alto lucro, a produção agrícola atualmente ainda está muito atrelada ao uso de fertilizantes químicos em larga escala. Sendo praticamente indispensáveis para a prática dessa cultura, levando ao aumento de custos e a danos ambientais. A busca pelo aumento na produtividade agrícola, somado ao desenvolvimento de conhecimentos mais aprofundados sobre as relações entre plantas e micro-organismos, levou a elaboração de novas tecnologias que fazem uso desses conhecimentos para aumentar a produção da planta. Esse trabalho tem por objetivo realizar o levantamento da biodiversidade das bactérias encontradas em raízes de dendezeiro que apresentem potencial para promoção de crescimento vegetal. As amostras vegetais, serão obtidas nas plantações da Marborges do município de Moju no Pará. Os critérios utilizados para a seleção serão: o espécime deve ser integrante da espécie Elaeis Guineensis e deve apresentar aspectos saudáveis. Será coletada um pool, total de 12 amostras do solo com os fragmentos de raízes das árvores. As colônias isoladas serão observadas quantos a produção de indicativos químicos de atividade promoção de crescimento em plantas como atividade ACC desaminase, a produção de IAA, solubilização de fosfato e detecção de genes da enzima nitrogenaze . Será realizada a Nestid-PCR nas bactérias selecionadas. O pareamento das leituras será realizado no programa DADA2  MAFFT method –sequencias phix e quiméricas, usando a base de dados do SILVA 132.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 644.120.402-91 - ROBERTO LISBOA CUNHA - UFRA
Interno - 060.660.366-29 - RAFAEL BORGES DA SILVA VALADARES - UFRA
Externo à Instituição - RAFAEL AZEVEDO BARAÚNA - UFPA
Externo à Instituição - MARCELO MURAD MAGALHÃES - EMBRAPA
Notícia cadastrada em: 14/10/2022 15:19
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (91) 3210-5208 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa1.sigaa1