Projeto Pedagógico do Curso

As diretrizes Curriculares para os Cursos de Ciências Biológicas (CNE/CES n°
1.301/2001) explicitam que: “O graduado em Ciências Biológicas deverá
possuir uma formação básica, ampla e sólida, crítica e criativa, com
adequada fundamentação teórico-prática que inclua o conhecimento
profundo da diversidade biológica, sua organização, do nível macroscópico
ao microscópico, sua história e relações filogenéticas, padrões de
distribuição e relações com o ambiente”.
Esta formação deve propiciar o entendimento do processo histórico de
construção do conhecimento na área das Ciências biológicas, no que diz
respeito a conceitos, princípios e teorias, bem como, a compreensão do
significado para a sociedade, e da sua responsabilidade como educador
nos vários contextos de sua atuação profissional, consciente do seu papel
na formação de cidadãos; deve propiciar também a visão das
possibilidades presentes e futuras da profissão, que o capacite a buscar
autonomamente o conhecimento relacionado ao objeto da profissão,
tornando-o capaz de desempenhar o papel de gerador e transmissor do
saber, nos diferentes ramos de sua área específica de conhecimento.
Espera-se que o Licenciado Pleno em Ciências Biológicas formado a
distância na UFRA domine os conceitos e metodologias que caracterizam
o conhecimento biológico, compreenda o processo histórico de produção
de conhecimento, análise informações, argumentos e ideias e desenvolva
uma atitude reflexiva, questionadora e de intervenção. Para tanto, deverá
conhecer profundamente os seres vivos, suas relações ecológicas e os
diferentes aspectos do ambiente determinantes dessas relações. Deverá
conhecer a organização estrutural e funcional dos seres vivos, do nível
molecular ao somático, assim como as causas e consequências das
alterações dos padrões normais dessa organização. Deverá compreender
a Evolução e seus mecanismos como eixo integrador do conhecimento
biológico. Essa formação deverá envolver conteúdos básicos e conteúdos
específicos de áreas do conhecimento em Biologia, assim como
conhecimentos de áreas de Ciências Exatas, Social e Humanos integrados
aos conhecimentos biológicos.
Além disso, deverá ser um profissional conhecedor dos diversos
mecanismos de ensino aprendizagem, e comprometido com a formação
de alunos com pensamento crítico e um facilitador na construção de um
conhecimento pautado na interdisciplinaridade e na sustentabilidade.
Desta forma, o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFRA tem
como objetivo a formação à distância, de professores de ciências e biologia
para o Ensino Básico (fundamental e médio), levando-se em consideração
as peculiaridades do ensino a distância. O curso propõe-se a promover nos
seus egressos:
● sólida formação dos conhecimentos específicos de biologia
moderna;
● sólida formação pedagógica voltada ao trabalho do professor,
● formação que possibilite a vivência crítica da realidade do ensino
em sua região.
Tal propósito será atingido com o desenvolvimento das seguintes
habilidades:
● articulação do conteúdo teórico/prático;
● análise, crítica, seleção, criação e elaboração de material didático
para o ensino;
● compreensão da forma de construção do conhecimento e
transmissão do mesmo;
● compreensão da importância da formação continuada no
processo de construção do conhecimento;
● habilidade na adaptação de situações do cotidiano ao conteúdo
ensinado.
Os cursos/programas a serem oferecidos pelo NEAD/UFRA está
fundamentado no Plano de Gestão da Educação a Distância da UFRA o
qual foi embasado no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e no
Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da UFRA. Onde as
ações/cursos/Projetos que serão realizados devem buscar integrar as
diversas mídias de acordo com a demanda do curso a ser ofertado, com a
realização de atividades assíncronas (guias e tutoriais para facilitar o
acesso ao modelo; módulo preparatório para a aprendizagem no ambiente
virtual moodle, conteúdo teórico, exercícios, vídeos, rádio web) e
síncronas (chats), e acompanhamento da equipe de apoio do NEAD. A
equipe de apoio envolve monitores e consultores especializados nos
conteúdos tratados, que poderão atuar ou não como tutores no curso.Para O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a Distância (LCBD)
terá:
● Material didático impresso sobre os conteúdos (CEDERJ);
● Materiais didáticos on-line disponíveis na plataforma Moodle
para complementar e acompanhar o aprendizagem do aluno;
● Guia do aluno contendo informações sobre os processos
acadêmicos previstos na modalidade a distância, mecanismos de
comunicação e de interação que serão disponibilizados no curso;
● Guia do curso contendo objetivo do curso, perfil, conteúdos
específicos, método, avaliação, cronograma de aula, entre outras
informações de relevância para o aluno;
● Cronograma de encontros presenciais para as avaliações e
atividades de
● laboratórios (física, química, biologia e computação) definidas de
acordo com cada disciplina;
Os recursos oferecidos, conforme descritos abaixo, podem ter a sua
disponibilização adequada as necessidades dos alunos e do conteúdo a ser
apresentado, mas, o funcionamento do curso se baseará na utilização
consorciada destes recursos:
● Guia do Aluno: Guia online com todas as orientações básicas
sobre a metodologia do curso, os recursos, as normas de
funcionamento e de avaliação para auxiliá-lo na organização do
estudo.
● Guia do Tutor: Guia online com as orientações básicas sobre a
metodologia do curso, os recursos disponíveis na Plataforma, as
normas de funcionamento, dicas para organização do trabalho de
tutoria, lista das atividades organizadas por demanda (diária,
semanais, etc.) e instruções sobre processo de avaliação.
● Módulo - preparatório para o ensino/aprendizagem da
modalidade a distância: especialmente formatado para facilitar
a experiência do aluno em um curso online, este módulo
apresenta uma contextualização da educação a distância; a
aprendizagem do aluno adulto à distância e a metodologia de
estudo online. Aqui também são apresentados os recursos da
Plataforma Moodle e sua utilização no curso.
● Tópicos de aprendizagem: todo conteúdo e as atividades serão
apresentados na Plataforma Moodle. Os recursos especificados a
seguir serão combinados com o material didático básico (para impressão) e estarão disponíveis de acordo com a necessidade de
cada disciplina:
Atividades abertas: para que o participante possa
relacionar o conteúdo estudado com sua vivência
profissional atual ou futura. Essas atividades deverão ser
realizadas individualmente ou em grupo, socializadas no
ambiente de ensino aprendizagem e acompanhadas
pelos consultores (tutores) do curso.
Estudos de caso: especialmente desenvolvidos para o
curso, buscam promover a cognição situada, a
aprendizagem em domínios mal estruturados e a
reflexão-em-ação.
Situações-problema: elaboradas para que o aluno reflita
e solucione situações profissionais diárias (reais ou
hipotéticas) a partir dos conteúdos aprendidos no curso.
Exercícios de autoavaliação: com resposta automática do
sistema, para auxiliar na fixação e na retenção dos
conceitos e dos procedimentos principais.
Chats: sugere-se a realização de pelo menos
um chat semanal para discussão síncrona do tema
especificado para a semana.
Fóruns: sugere-se que os fóruns sejam utilizados para
aprofundar as discussões dos tópicos de cada módulo. A
Plataforma Educacional suporta a realização de diversos
fóruns paralelamente.
Material impresso/conteúdo em formato .pdf.: todo o
conteúdo do curso também será disponibilizado em
formato .pdf, para garantir a portabilidade do mesmo.
Assim, se desejar, o aluno poderá imprimir todo o
material didático do curso para estudo.
Vídeos: poderão ser utilizados pequenos vídeos de
apresentação, de motivação, de demonstração prática
ou exposição de conteúdo como complementar aquele
disponível no material didático.
● Serviços de Apoio ao Aluno a Distância: Os serviços de apoio ao
aluno são oferecidos por uma equipe multidisciplinar de
profissionais dividem-se em três áreas: informação (busca a
produção e distribuição de materiais informativos a respeito do
curso e similares, usando plataforma Moodle e recursos
complementares, tais como a página do curso e do NEAD. Esta
atividade é desenvolvida pela coordenação do curso e também
equipe de coordenação de polo e/ou equipe do
NEAD); atendimento técnico (realizado por meio da Plataforma
Moodle, e-mail, ou sessões de tutorias presenciais e oferece ao
aluno um apoio técnico no uso técnico das ferramentas para a
realização de suas atividades didáticas. Esta atividade e
desenvolvida pelo tutor presencial e equipe técnica do NEAD)
e acompanhamento (busca motivar o aluno, estimulando a
participação e socialização, além de acompanhar a evolução de
sua aprendizagem. Esta atividade é desenvolvida pelo tutor a
distância, sob orientação do professor da disciplina). Além destas
atividades, este serviço também é responsável pela capacitação
dos alunos e docentes.
● Tutorial da Plataforma Moodle: guia online para utilização dos
recursos oferecidos na Plataforma.
Atividades presenciais
Existirão dois tipos de atividades presenciais para o curso: obrigatórias e
optativas. As atividades de caráter obrigatória serão requisitos para a
aprovação na disciplina, exigindo o mínimo de presença do aluno em sua
totalidade de acordo com o regimento de ensino para tal modalidade.
Estas serão desenvolvidas para dar suporte a atividades práticas que
necessitam de orientação presencial (tais como atividades de laboratório),
além da atividade avaliativa presencial. Seu cronograma será
disponibilizado ao aluno por disciplina no início do semestre e acontecerão
preferencialmente nos finais de semana e serão preferencialmente
conduzidas pelo tutor presencial em parceria de monitores e sob
orientação do tutor a distância ou professor.
Já as atividades presenciais optativas não são obrigatórias e
constarão principalmente da atividade de suporte a aprendizagem
desenvolvida pelo tutor presencial dentro dos dias e horários
estabelecidos para a mesma de acordo com a realidade de cada polo,
podendo ter um foco preciso em determinado tópico da disciplina ou ser
mais geral de acordo com a demanda pedagógica do curso.
Como qualquer outro curso da UFRA, o Curso de Licenciatura em Ciências
Biológicas à Distância (LCBD) fará parte da Avaliação Institucional a qual é
realizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFRA. De tal forma
a levar em consideração as especificidades da modalidade à distância.
A CPA tem como Objetivo Geral: “Desenvolver o autoconhecimento
institucional por meio de análise da eficácia educacional e social de suas
atividades e da eficiência de seu funcionamento, para promover a
qualidade educativa por meio da avaliação institucional”.
E como Objetivos Específicos:
● Construir processos de mobilização e envolvimento no sentido de
fazer com que a avaliação não seja vista como ferramenta de
medição somente, mas sim como um modo de alcançar melhorias
educativas.
● Promover a melhoria dos resultados através das indicações dos
relatórios da autoavaliação.
● Indicar a criação de Comissões de Avaliação nos diferentes Campi
da UFRA: visando maior participação dos integrantes da
comunidade acadêmica.
● Sistematizar as experiências decorrentes da autoavaliação.
● Fazer com que todas as Unidades Descentralizadas da
Universidade e a comunidade conheçam e participem das
atividades que ocorrem na instituição.
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