Projeto Pedagógico do Curso

O perfil do egresso do curso de Licenciatura em Pedagogia deverá ser constituído por um conjunto de saberes teóricos e práticos previstos no projeto pedagógico e resultantes de um percurso formativo traçado para uma atuação profissional ética, competente e compromissada com os desafios presentes na contemporaneidade. Dessa forma, o perfil do egresso foi construído com base nos objetivos do curso, nos eixos temáticos pensados para a sua formação e, nas orientações constantes no Projeto Pedagógico Institucional-PPI/UFRA e nas resoluções CNE/CP nº1, de 15 de maio de 2006 e CNE/CP nº2 de 01 de julho de 2015.

  • Planejar, executar e avaliar as atividades de ensino na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Profissional;
  • Planejar e executar ações que envolvem o cuidado e educação das crianças para o desenvolvimento físico, afetivo, psicológico, intelectual e social dos sujeitos infantis;
  • Reconhecer e se relacionar com crianças e adolescentes como atores sociais e como sujeitos que devem se desenvolver com responsabilidades sociais e como integrantes dos processos de decisões, planejamento e avaliação das ações educativas escolares e não-escolares;
  • Compreender, considerar e fortalecer aspectos que envolvem o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
  • Educar para a promoção da inclusão social de diferentes grupos e sujeitos, demonstrando consciência da diversidade e respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;
  • Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
  • Ter domínio das diferentes linguagens dos meios de comunicação e das tecnologias de informação e comunicação para sua utilização nas ações didático-pedagógicas e para a promoção de aprendizagens significativas;
  • Compreender os aspectos políticos, econômicos, culturais, históricos e sociais que interferem nos processos de subjetivação dos diferentes sujeitos que constituem os espaços de educação escolares e não-escolares;
  • Construir uma sólida formação dos saberes necessários ao exercício da docência;
  • Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
  • Ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia e Artes de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental;
  • Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
  • Desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
  • Participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares;
  • Realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;
  • Estudar, problematizar e aplicar criticamente as políticas públicas educacionais, as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caiba implantar, avaliando e encaminhando os resultados às instâncias competentes;
  • Promover diálogo entre conhecimentos, valores, modos de vida, orientações filosóficas, políticas e religiosas próprias à cultura do povo indígena junto a quem atua e os provenientes da sociedade majoritária;
  • Atuar como agentes interculturais, com vistas à valorização e o estudo de temas indígenas relevantes.
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