Projeto Pedagógico do Curso

Para o bom desempenho de sua profissão, o Engenheiro Florestal deve ter: Sólida base nas ciências biológicas, exatas e humanas e, forte consciência ecológica quanto a sua responsabilidade na conservação da natureza; profundos conhecimentos dos ecossistemas florestais, bem como das realidades sociais e econômicas nas diversas regiões do Brasil; juízo crítico e autônomo na sua área de conhecimento e atuação; saber o método cientifico para a análise e sua condução dos processos de tomada de decisão dentro dos princípios básicos de sustentabilidade; capacidade de intervir sobre os ecossistemas florestais através de uma prática de manejo adequado para cada situação ecológica, econômica e cultural; conhecimento de como utilizar maquinas e equipamentos nas práticas florestais dentro dos critérios de racionalidade operacional e de baixo impacto ambiental; conhecimento dos processos de transformação industrial de recursos florestais, associado as propriedades de matéria prima florestal com a de produtos finais; visão crítica dos processos sociais, sabendo interagir com pessoas de diferentes grupos sociais e antropólogos e visão sistêmica com aptidão para o trabalho em ambientes naturais e em atividades ligadas ao desenvolvimento rural.

a) estudar a viabilidade técnico-econômica, planejar, projetar e especificar, supervisionar, coordenar e orientar tecnicamente empreendimentos florestais;
b) realizar assistência, assessoria e consultoria;
c) desempenhar cargo, dirigir empresas e órgãos governamentais e não governamentais;
d) realizar vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnicos, executar e fiscalizar serviços técnicos correlatos;
e) promover a padronização, mensuração e controle de qualidade;
f) atuar em pesquisa, análise, experimentação, ensaios e divulgação técnica e extensão;
g) conhecer e compreender os fatores de produção e combiná-los com eficiência e eficácia técnica e econômica;
h) aplicar conhecimentos científicos e tecnológicos;
i) conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
j) identificar problemas e propor soluções;
k) desenvolver e utilizar novas tecnologias;
l) gerenciar, operar e manter sistemas e processos;
m) comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
n) atuar de forma interdisciplinar
o) trabalhar em equipes multidisciplinares;
p) atuar eticamente;
q) avaliar o impacto das atividades profissionais no contexto social, ambiental e econômico;
r) conhecer e atuar em mercados do complexo agro-industrial e do agronegócio;
s) compreender e atuar na organização e gerenciamento empresarial, público e comunitário;
t) atuar com espírito empreendedor;
u) conhecer, interagir e influenciar nos processos decisórios de agentes e instituições, na gestão de políticas setoriais;
v) Atuar em atividades docentes no ensino técnico profissional (para licenciatura serão incluídos, no conjunto dos conteúdos profissionais, os conteúdos de Educação Básica, consideradas as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica e para o (Ensino Médio), ensino superior, pesquisa, análise, experimentação, ensaios e divulgação técnica e extensão.

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