Projeto Pedagógico do Curso

O Bacharel em Enfermagem formado na UFRA, no campus de Parauapebas, será o portador de diploma legal de ENFERMEIRO que, através de uma formação no campo das ciências humanas, sociais e biológicas e no campo de conhecimentos próprios da enfermagem, desenvolve competências técnicas, políticas, educativas e éticas, isto é, competências humanas do saber, saberfazer, saber ser e saber conviver, que lhe possibilita saber agir profissionalmente, como coordenador do processo de trabalho da enfermagem, com base nos princípios da universalidade, eqüidade, integralidade e solidariedade, no processo coletivo de trabalho em saúde, em todos os seus espaços e áreas de inserção.

a) Atuar, de forma crítica e propositiva, em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde e com os preceitos da profissão para intervir no processo saúde-doença responsabilizando-se pela qualidade da assistência/cuidado de enfermagem nos diferentes níveis de atenção à saúde, na perspectiva da universalidade, eqüidade e integralidade das ações;

b) Atuar nos diversos cenários da atenção à saúde: na lógica da Estratégia de Saúde da Família; na atenção integral à saúde da criança, do adolescente, do adulto e do idoso, nos contextos epidemiológicos e clínicos, incluindo-se as situações e grupos de risco. 

c) Planejar, conduzir, avaliar e sistematizar as ações de enfermagem, estabelecendo protocolos de qualidade, acolhimento e humanização no cuidar, individual ou coletivo.

d) Gerenciar as equipes de trabalho e processos de Cuidar em Enfermagem nos diferentes níveis de organização dos serviços de saúde desde a atenção básica até os serviços de referência  ambulatoriais especializados e hospitalares, na clínica ampliada e na clínica avançada, desde as menores comunidades até os grandes centros urbanos.

e) Integrar as ações de enfermagem às ações multiprofissionais, na promoção, proteção, recuperação e reabilitação da saúde, numa perspectiva de trabalho interdisciplinar;


f) Planejar, implementar e participar dos programas de educação permanente dos trabalhadores de enfermagem e de saúde;

g) Desenvolver, participar e aplicar processos de investigação e pesquisas e outras formas de produção de conhecimento, que objetivem a qualificação da organização tecnológica e dá suporte à prática profissional e à solução de problemas;

h) Respeitar os preceitos éticos, os valores, os princípios e os atos normativos da profissão e intervir na dinâmica de trabalho institucional, reconhecendo-se como agente de transformação nesse processo;

i) Participar da gestão ou composição das estruturas consultivas e deliberativas do sistema de saúde e de enfermagem.

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