Projeto Pedagógico do Curso

O profissional em Letras deve ter domínio do uso da língua, em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, além de ter consciência das variações linguísticas e culturais. Deve ser capaz de refletir teoricamente sobre a linguagem, de fazer uso de novas tecnologias e de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente, articulando-se a pesquisa e à extensão. O graduado deve, ainda, ter domínio ativo e crítico de um repertório representativo de literatura em língua portuguesa; domínio do conhecimento histórico e teórico necessário para refletir sobre as condições sob as quais a escrita se torna literatura; domínio do repertório de termos especializados com os quais se pode discutir e transmitir a fundamentação do conhecimento da língua e da literatura.

Além disso, o licenciado em Letras deverá: ser um profissional comprometido com os valores inspiradores da sociedade democrática; desenvolver uma prática educativa que leve em conta as características dos alunos e de seu meio social, sua relação com o mundo contemporâneo, estabelecendo parceria e colaboração com os pais de forma a envolvê-los na valorização e na construção dos conhecimentos, demonstrando, assim, compreensão do papel social da escola; conhecer não só os conteúdos específicos relacionados às etapas da educação básica para as quais se preparou, mas também aqueles relacionados a uma compreensão mais ampla de questões culturais, sociais, econômicas e da própria docência, levando em conta uma articulação interdisciplinar; utilizar estratégias diversificadas para formular propostas de intervenção pedagógica ajustadas ao nível e possibilidades dos alunos, aos objetivos das atividades propostas e às características dos conteúdos próprios às etapas da educação básica para as quais se preparou; compreender pesquisa como um processo que possibilita tanto a elaboração de conhecimento próprio, quanto o aperfeiçoamento da prática pedagógica; gerenciar o próprio desenvolvimento profissional tanto por meio de formação contínua, quanto pela utilização de diferentes fontes e veículos de informação; saber buscar e/ou criar oportunidades de trabalho em sua área de atuação e condições favoráveis para o bom desempenho de sua profissão.

Assim, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Licenciatura em Letras devem refletir uma dinâmica que atenda aos diferentes perfis de desempenho a cada momento exigido pela sociedade, nessa ―heterogeneidade das mudanças sociais‖ sempre acompanhadas de novas e mais sofisticadas tecnologias, a exigir contínuas revisões do Projeto Pedagógico de um curso para que ele se constitua a caixa de ressonância dessas efetivas demandas, através de um profissional adaptável e com a suficiente autonomia intelectual e de conhecimento para que se ajuste sempre às necessidades emergentes.

 

O curso de Letras deve contribuir para o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades:

a) domínio do uso da língua portuguesa, nas suas manifestações oral e escrita, em termos de produção e compreensão de textos;

b) reflexão analítica e crítica sobre a linguagem como fenômeno psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico;

c) visão crítica das perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias que fundamentam sua formação profissional;

d) exercício profissional atualizado, com a utilização de recursos tecnológicos aplicados à educação;

e) percepção de diferentes contextos interculturais.

 

 

 

SANTA CRUZ DO ARARI

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