Banca de QUALIFICAÇÃO: JOBERLAN LINDOSO LUSTOSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOBERLAN LINDOSO LUSTOSA
DATA : 12/12/2019
HORA: 08:30
LOCAL: Parauapebas
TÍTULO:

Azospirillum brasilense e BIOESTIMULANTE VEGETAL ASSOCIADO A ADUBAÇÃO NITROGENADA SOBRE DESEMPENHO PRODUTIVO DO CAPIM MOMBAÇA (Megathyrsus maximum cv. Mombaça)


PALAVRAS-CHAVES:

Forragem tropical; fitorreguladores; bactérias fixadoras de nitrogênio


PÁGINAS: 21
RESUMO:

A pecuária brasileira assume importante papel na economia do país, tendo como base da alimentação dos ruminantes a pastagem como fonte de volumoso. Porém manter as pastagens com elevado produtividade de matéria seca e qualidade nutricional, são necessários cuidados com a nutrição do solo, exigindo assim a reposição de nutrientes. Dentre estes, destaca-se o nitrogênio (N), que é absorvido em maior quantidade e proporciona melhor rendimento e produtividade. Os fertilizantes sintéticos nitrogenados utilizados na adubação, são a maneira mais rápida de disponibilizar o nitrogênio as pastagens, porém ocorre elevadas perdas por lixiviação e volatilização, tornando oneroso o processo produtivo. Novas tecnologias vêm sendo empregadas em sistemas produtivos, principalmente a fim de reduzir custos e aumentar a produtividade das pastagens. Entre as tecnologias empregadas destacam-se o uso de bactérias promotoras de crescimento de plantas e fixadoras de nitrogênio, como a bactéria do gênero Azospirillum e o uso de bioestimulantes vegetais. No gênero Azospirillum destaca-se a espécie Azospirillum brasilense que tem funções de fixadores biológicos do nitrogênio atmosférico e a produção de hormônios vegetais como auxinas, giberelinas e citicininas. Já os bioestimulantes são compostos com hormônios vegetais sintéticos, contendo auxinas, giberelinas e citocininas que atuam como promotores de crescimento vegetal. Estes métodos alternativos vêm sendo bastante utilizados em outras culturas como milho, soja e tem demonstrado resultados positivos. Podem eles serem uma alternativa viável economicamente, para auxiliar o processo produtivo das pastagens.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1143911 - RAYLON PEREIRA MACIEL
Interno - 853.420.174-91 - ANTONIO CLEMENTINO DOS SANTOS - UFT
Externo ao Programa - 2077542 - DAIANE DE CINQUE MARIANO
Externo à Instituição - EDUARDO LUCAS TERRA PEIXOTO - UFPA
Notícia cadastrada em: 06/12/2019 08:43
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (91) 3210-5208 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa3.sigaa3