Banca de DEFESA: RAYTANE CHAVES OLIVEIRA DIAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAYTANE CHAVES OLIVEIRA DIAS
DATA : 19/07/2024
HORA: 08:00
LOCAL: Vídeo Conferência
TÍTULO:

DESEMPENHO, CARACTERÍSTICAS DA CARCAÇA E DA CARNE E ANÁLISE FINANCEIRA DOS MODELOS DE PRODUÇÃO “BOI CHINA” E “CARNE PREMIUM”


PALAVRAS-CHAVES:

Angus; maciez; Nelore; qualidade; ruminante.


PÁGINAS: 64
RESUMO:

A progressiva produção de carne bovina no Brasil está acompanhada do aumento da competividade do mercado. Diante disso, observa-se a necessidade de diferenciação do produto cárneo a ser comercializado. Assim, objetivou-se avaliar dois modelos de produção de bovinos terminados em confinamento sendo: “Boi China” e “Carne Premium”. Estudou-se o desempenho animal, características da carcaça, características da carne e análise financeira em cada modelo de produção de bovinos. Foram utilizados 669 bovinos confinados em 10 baias, em que a baia foi a unidade experimental. Avaliou-se dois diferentes modelos de produção de bovinos: (1) “Boi China”: bovinos machos Nelore inteiros e abatidos aos 24 meses de idade. (2) “Carne Premium”: bovinos fêmeas F1 50% Angus x 50% Nelore e abatidas aos 18 meses de idade. Os dois sistemas de terminação tiveram o mesmo (p>0,05) ganho médio diário, eficiência alimentar e consumo de matéria seca em kg/dia. O consumo de matéria seca em percentual de peso corporal, período de confinamento e ganho de peso total foram maiores (P<0,05) para a “Carne Premium”. O “Boi China” apresentou maior (P<0,05) peso de carcaça final, ganho médio diário e rendimento de carcaça, maior área de olho de lombo, e menor gordura subcutânea. Em relação a qualidade da carne, a “Carne Premium” teve melhor marmoreio e coloração da carne (p<0,05), e menor força de cisalhamento. Referente ao financeiro, o “Boi China apresentou menor (p<0,05) custo operacional total e custo por quilo de carcaça produzido. Contudo os dois modelos de produção foram iguais (p>0,05) para custo da arroba produzida, custo total e receitas líquidas, quando considerada a bonificação para cada modelo de produção. A “Carne Premium” apresentou melhor qualidade de carne (marmoreio, gordura subcutânea e maciez). Os modelos de produção apresentaram mesma receita líquida quando a bonificação ofertada é de 5% para “Boi China” e 12% para “Carne Premium”. Sem bonificação, a produção de “Boi China” é mais viável economicamente.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - LUÍS GABRIEL ALVES CIRNE - UFOPA
Externo à Instituição - PEDRO VEIGA RODRIGUES PAULINO - UFV
Interno - 1894011 - RAFAEL MEZZOMO
Interno - 1143911 - RAYLON PEREIRA MACIEL
Notícia cadastrada em: 01/07/2024 09:04
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (91) 3210-5208 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa3.sigaa3