Banca de QUALIFICAÇÃO: ERICK DOS SANTOS RIBEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ERICK DOS SANTOS RIBEIRO
DATA : 30/11/2022
HORA: 17:00
LOCAL: Belém-ICA
TÍTULO:

 MODULAÇÕES ECOFISIOLÓGICAS, BIOQUÍMICAS E MOLECULAR DA ESPÉCIE POR Schizolobium amazonicum Huber ex Ducke EM DIFERENTES CONCETRAÇÕES DE CÁDMIO.


PALAVRAS-CHAVES:

Ajustamento osmótico, estress oxidativo; Molecular


PÁGINAS: 32
RESUMO:

As alterações ambientais decorrentes das ações antrópicas têm ocasionado aparecimento de altas concentrações de metais pesados, introduzidos no meio ambiente pela intensificação de fertilizantes, agroquímicos, mineração e metalurgia. O cádmio (Cd) é bioacumulador podendo acarreta insuficiência renal em mamíferos em vegetais degradação enzimática. Para reduzir e anular os efeitos tóxicos presentes em áreas poluídas, muitos projetos de restauração ambiental têm sido realizados com adoção de espécies vegetais, que apresenta mecanismos fisiológicos capazes de extrair e solubilizar elementos químicos nocivos. A fitorremedição oferecer gerenciamento de regiões contaminadas visando reduzir custos e potencializar a reutilização do território degradado utilizado plantas de baixo valor econômico e de alta importância ecológica. Desse modo o presente estudo tem por objetivo analise dos parâmetros fisiológicos, bioquímicos e moleculares de plantas arbóreas da espécie Paricá (Schizolobium amazonicum Huber ex Ducke) submetida a estresse por meio das dosagens de CdCl2 no solo.  Para as analise biométrica serão avaliados comprimento de caule, raiz, parte aérea e matéria seca. Na relação bioquímica prolina glicina e fator de acumulação de Cd. É para o entendimento dos parâmetros moleculares será empregado a técnica de RT-qPCR (Real Time Quantitative) utilizado um gene endógeno (Actin-97) e 3 exógeno (HMA4, AtFC1_F e AQP TIP-1) que atuam na mobilização de metal pesado na planta, quantidade de RNA será aferida pelo espectofotômetro UV/Vis modelo Biodrop Duo. A pureza será calculada por meio da razão das absorbâncias medidas a 260 e 280 nm (razão 260/280) e resultados próximos de 1,8 serão consideradas com grau de pureza aceitável. O experimento será conduzido na casa de vegetação do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal Rural da Amazônia-UFRA, em Belém-Pa, com coordenadas geográficas de 01º 27’ 21” S, 48º 30' 16” W e altitude média de 10 m. O delineamento experimental será inteiramente casualizado (DIC), sendo 4 tratamentos divididos em Testemunha CdCl2 0mg/L, CdCl2 10 mg/L, CdCl2 20 mg/L e CdCl2 30 mg/L com 6 repetições cada (uma planta/vaso), totalizando 24 unidades experimentais. As cádmio serão definidos com base valores orientadores do CONAMA nº 460/2013, para solos contaminados por cádmio. Os dados obtidos serão submetidos à análise estatística, utilizando-se análise de variância (ANOVA) no programa Sisvar versão 5.4 e, as médias comparadas pelo teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2595267 - CANDIDO FERREIRA DE OLIVEIRA NETO
Externo ao Programa - 750.222.302-91 - GLAUCO ANDRÉ DOS SANTOS NOGUEIRA - UFRA
Externa ao Programa - 1315246 - JOZE MELISA NUNES DE FREITAS
Externo à Instituição - WALDEMAR VIANA DE ANDRADE JÚNIOR - SEMAS
Notícia cadastrada em: 18/11/2022 10:29
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (91) 3210-5208 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa3.sigaa3