Banca de DEFESA: PAOLA VITORIA BRITO PIRES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PAOLA VITORIA BRITO PIRES
DATA : 28/06/2021
HORA: 09:30
LOCAL: Defesa Remota via Gogle Meet
TÍTULO:

O FITOPLÂNCTON COMO BIOINDICADOR DA QUALIDADE DA ÁGUA DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO PÚBLICO DE ÁGUA DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM (PARÁ, BRASIL)


PALAVRAS-CHAVES:

estuários amazônicos, reservatórios tropicais, qualidade da água, indicadores aquáticos.


PÁGINAS: 147
RESUMO:

Este trabalho teve como temática abordar os grupos funcionais do fitoplâncton e os índices ecológicos do sistema de abastecimento público de água da Região Metropolitana de Belém (Amazônia, Pará, Brasil), o qual abrange os reservatórios Água Preta, Bolonha e o Rio Guamá, visto que estudos sobre essas temáticas são escassos, sendo pouco conhecidas as respostas do fitoplâncton sobre a qualidade das águas destes ambientes. O objetivo deste trabalho é identificar a composição, densidade e biomassa do fitoplâncton do sistema de abastecimento de Belém (reservatórios Bolonha, Água Preta e Rio Guamá), através do estudo do biovolume algal, índices ecológicos e grupos funcionais nas interpretações da dinâmica desta comunidade, da dinâmica limnológica e suas respostas às possíveis alterações da qualidade da água. Nos reservatórios foram realizadas coletas mensais (jan, fev, mar, abr, jun, jul e out/2019) de água em quatro pontos, no Rio Guamá as amostragens ocorreram mensalmente de maio/2019 a abril/2021, no ponto de captação de água para o sistema de abastecimento público, para determinar os fatores físico-químicos, densidade e biomassa do fitoplâncton. Houve variação sazonal da turbidez, transparência e precipitação pluviométrica dos fatores físico-quimicos nos reservatórios e N-amoniacal, STS, CV e transparência no Rio Guamá. Nos sistema de abastecimento foram identificadas 262 espécies fitoplanctônicas, as quais apresentaram variações espaço-temporais na densidade e biomassa. Nos reservatórios os principais GF foram W1, Lm e Q; GMF: 6a, 1a, 5b e 11c; GFBM: V, VI e VII. A riqueza de espécies variou significativamente entre os meses. O reservatório Bolonha apresentou menor riqueza, menor diversidade, maior dominância e menor equitabilidade, em relação ao reservatório Água Preta. Já no Rio Guamá o GF P prevaleceu nos meses de estudo, a clorofila- a acompanhou as variações das densidades, a clorofila- c foi mais elevada que a clorofila- b, indicando a dominância das diatomáceas com mais de 80 % durante todo o período, o ICF considerou as águas variando de boa a ótima. O IET classificou o Rio Guamá de oligo- mesotrófico. Este estudo recomenda os grupos funcionais do fitoplâncton- GFs e os índices ecológicos como ferramenta de bioindicação e monitoramento da qualidade ambiental por serem práticos e representativos do ambiente.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 1417407 - BARBARA DUNCK OLIVEIRA
Externa à Instituição - ELIANE BRABO DE SOUSA - IEC
Interno - 1630585 - GLAUBER DAVID ALMEIDA PALHETA
Presidente - 1333824 - NUNO FILIPE ALVES CORREIA DE MELO
Externa à Instituição - SAMARA CRISTINA CAMPELO PINHEIRO - IEC
Interna - 1421686 - XIOMARA FRANCHESCA GARCIA DIAZ
Notícia cadastrada em: 09/06/2021 15:57
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (91) 3210-5208 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa1.sigaa1