Banca de DEFESA: LUCIANE MARCAL OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCIANE MARCAL OLIVEIRA
DATA : 27/02/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Sala Pós-Graduação. Prédio Central
TÍTULO:

Eficiência do carvão ativado do caroço do açaí (Euterpe oleracea) como camada filtrante para o tratamento de água em Sistema de Recirculação para Aquicultura (SRA)


PALAVRAS-CHAVES:

Carvão ativado, piscicultura, recirculação.


PÁGINAS: 72
RESUMO:

O intenso desenvolvimento da aquicultura tem sido acompanhado de impactos ambientais principalmente tratando-se da descarga de efluentes de baixa qualidade nos corpos hídricos naturais. Os Sistemas de Recirculação Aquícolas (SRA) apresentam-se como uma tecnologia para minimizar estes impactos ambientais. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo avaliar a eficiência de diferentes proporções do carvão ativado do caroço de açaí (CACA) nos SRA e sua influencia na qualidade da água como também no desempenho zootécnico de juvenis de tambaqui (Colossoma macropomum). O experimento ocorreu de forma inteiramente casualizada, com quatro tratamentos e três repetições de acordo com os seguintes tratamentos: T1: 0% do CACA; T2: 50% CACA; T3: 75%CACA; T4: Somente filtro biológico (Grupo controle). O CACA utilizado foi caracterizado físico-quimicamente por meio do teor de umidade, teor de cinzas, porosidade, massa específica aparente e microscopia eletrônica de varredura (MEV) para análise estrutural. O experimento teve duração 60 dias onde foram utilizados 1.200 juvenis de tambaqui divididos a uma densidade de 100 ind./m³ com peso médio inicial de 3,35 ± 0,60g. As coletas de água foram feitas no período da manhã em dois pontos: após a passagem pelo tanque de cultivo e depois da passagem pelo filtro. Para avaliar a eficiência do filtro e a qualidade da água no sistema de cultivo foram monitorados os seguintes parâmetros: Temperatura (°C); pH; oxigênio dissolvido (mg/L); condutividade elétrica (µS/cm);  turbidez (FNU); sólidos dissolvidos (mg/L); Nitrogênio Amoniacal Total (mg/L), nitrito (mg/L); nitrato (mg/L); fósforo total (mg/L); alcalinidade (CaCO3mg/L); sólidos totais suspensos (mg/L) e a cor aparente (UC). Também foi avaliado o peso médio final, ganho de peso, ganho de biomassa, conversão alimentar, consumo médio de ração e sobrevivência como índices de desempenho zootécnico dos peixes cultivados. Os dados foram submetidos aos testes de normalidade de Shapiro-Wilk (α= 0,05); à análise de variância (ANOVA) (α= 0,05) e Kruskal Wallis (α= 0,05) seguidos do teste de Tukey (α= 0,05) para verificar a diferença entre os tratamentos. Os dados de desempenho animal não apresentaram diferenças significativas entre os tratamentos. A maioria parâmetros de qualidade da água avaliados no tanque de cultivo dos peixes estiveram dentro do recomendado para a espécie. Os filtros compostos por CACA, foram mais eficientes na remoção de turbidez, no entanto para NAT e NO2 essa eficiênca foi maior nos tratamentos com maiores porcentagens. Constatou-se uma maior eficiência no processo de nitrificação para esses tratamentos. Sendo assim, a mídia alternativa mostra-se como uma opção para ser utilizada em SRA.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1333830 - MARIA DE LOURDES SOUZA SANTOS
Externo ao Programa - 1184716 - MAURICIO WILLIANS DE LIMA
Externo à Instituição - FÁBIO CARNEIRO STERZELECKI - UFSC
Externo à Instituição - RAYETTE SOUZA DA SILVA - IFPA
Notícia cadastrada em: 31/01/2020 10:19
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (91) 3210-5208 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa2.sigaa2