Banca de DEFESA: FABRICIO NILO LIMA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABRICIO NILO LIMA DA SILVA
DATA: 07/04/2015
HORA: 09:00
LOCAL: Sala da Pós-graduação em Aquicultura e Recursos Aquáticos Tropicais
TÍTULO:

Resíduos da agroindústria gerados pela agricultura familiar como ingredientes em dietas para juvenis de tambaqui (Colossoma macropomum, Cuvier, 1818) (Pisces: Characidae)


PALAVRAS-CHAVES:

Aquicultura, Alimento Suplementar, Cadeia Produtiva


PÁGINAS: 67
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
SUBÁREA: Aqüicultura
ESPECIALIDADE: Piscicultura
RESUMO:

Um dos principais problemas que pode ser enfrentado dentro da cadeia produtiva da piscicultura, é o elevado custo da ração, que corresponde mais da metade do custo total. Portanto, estudos sobre o desempenho produtivo deste peixe é de extrema importância, visando a viabilização do seu cultivo. Diante do exposto, o objetivo desse trabalho visa o aproveitamento dos resíduos da agroindústria gerados pela agricultura familiar para a produção de ingredientes em rações para juvenis de tambaqui. Dentro desta perspectiva, durante o processamento agroindustrial na Associação dos Produtores e Produtoras Rurais da Agricultura Familiar do Município de Tomé-Açu (APRAFAMTA/PA), geram quantidades significativas de subprodutos que podem ser aproveitados para a nutrição de peixes redondos, dentre estes resíduos destacam-se o cacau (Theobroma cacao), cupuaçu (Theobroma gradiflorun), acerola (Malpighia punicifolia), açaí (Euterpe oleraceae), bacuri (Scheelea phalerata), pupunha (Bactris gasipaes), laranja (Citrus sinensis), manga (Mangifera indica) e maracujá (Passiflora edulis), além da cultura do feijão caupi (Vigna unguiculata), mandioca (Manihot esculenta) e dendê (Elaeis guineensis). Os resíduos da agroindústria utilizados neste experimento passarão pela elaboração de farinhas, onde serão desidratadas em estufa a 60 ºC, por 48 horas. Após o conhecimento da composição química dos ingredientes, a ração será elaborada através do método do Quadrado de Pearson. Os animais experimentais serão medidos (cm), pesados (g) e posteriormente distribuídos nas unidades experimentais (UE) em caixas d`água com capacidade de 500 litros e em cada uma delas serão colocados 20 alevinos, durante um período de 60 dias. Os animais serão alimentados duas vezes ao dia (às 9:00 e 16:00 h). com as rações testadas contendo 28% de PB, até a saciedade aparente. O delineamento experimental será o inteiramente casualizado com 3 tratamentos e 4 repetições e a média comparada pelo teste de Tukey ao nível de 5% (p<0,05), através do software estatístico Statistical Analysis System (SAS).


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CARLOS ROCHA - IFPI
Externo à Instituição - CONSTANTINO PEDRO DE ALCÂNTARA NETO - F.M.Nassau
Interno - 1557097 - IGOR GUERREIRO HAMOY
Interno - 038.268.052-91 - RAIMUNDO ADERSON LOBAO DE SOUZA - UFRA
Notícia cadastrada em: 17/03/2015 09:58
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (91) 3210-5208 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa1.sigaa1