Banca de QUALIFICAÇÃO: THAISSA SOUZA DO CARMO MAGNO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAISSA SOUZA DO CARMO MAGNO
DATA: 04/12/2014
HORA: 14:00
LOCAL: Sala da Pós-graduação - Engenharia de Pesca
TÍTULO:

EVOLUÇÃO DA INFRAESTRUTURA PORTUÁRIA PESQUEIRA NOS MUNICÍPIOS DO ENTORNO DO RESERVATÓRIO DA USINA HIDRELÉTRICA DE TUCURUÍ (PARÁ, BRASIL)


PALAVRAS-CHAVES:

UHE Tucuruí, Entreposto de pesca, cadeia produtiva, Gestão pesqueira. Evolução econômica.


PÁGINAS: 46
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
SUBÁREA: Recursos Pesqueiros de Águas Interiores
ESPECIALIDADE: Manejo e Conservação de Recursos Pesqueiros de Águas Interiores
RESUMO:

A pesca no reservatório de Usina hidrelétrica de Tucuruí exerce uma grande importância para as comunidades pesqueiras, com a geração de emprego e renda. Analisar a infraestrutura portuária, referente a estrutura dos portos, fábricas de gelo, lojas de apetrechos de pesca e como isso influência as comunidades pesqueiras do entorno do reservatório da Usina Hidrelétrica de Tucuruí. Foi realizada coleta de dados, no período de 22 a 26 de Março de 2013, nos municípios da pesquisa, analisando a infraestrutura dos locais de desembarque e de apoio a pesca, observando à existência de comunidades entorno do porto e sua infraestrutura, trapiche, rampa, barracão de recepção, fábricas de gelo, lojas de apetrechos de pesca e a participação e atuação da colônia de pescadores nos portos. Os dados foram coletados através de questionários com perguntas fechadas e abertas, objetivando avaliar a relação entre a infraestrutura portuária com a renda dos pescadores. Os questionários foram aplicados nas colônias de pescadores, nas fábricas de gelo e nas lojas de apetrechos existentes nos portos ou próximos a eles, além da aplicação dos questionários, foram feitas observações in loco dos portos de desembarque, com base nos critérios descritos acima e registros fotográficos. Os dados dos questionários foram analisados em planilhas eletrônicas e comparados com o levantamento feito no período de06 a23 de junho de 2006, nos mesmos municípios desta pesquisa, permitindo ter uma visão atual das condições de infraestrutura portuária e da atividade pesqueira da UHE Tucuruí. Além destes dados primários (questionários) foram também utilizados dados secundários para a complementação dos resultados, adquiridos por meio de pesquisas em órgãos envolvidos com o setor pesqueiro e levantamento bibliográfico. Além dos questionários foram disponibilizadas, pela Regional Tucuruí da Eletronorte, as fichas de controle de desembarque pesqueiro, do período de 2008 a 2012, dos principais portos existentes no reservatório, montante e jusante. Os dados das fichas que serão analisados, para este trabalho, serão os rendimentos pesqueiros do pescador e intermediário (atravessador), espécies desembarcadas e sua quantidade, referente aos portos do Km-11, em Tucuruí, Porto Novo e Porto Santa Rosa em Jacundá, localizados no reservatório. O estudo das influências da infraestrutura portuária pesqueira nas comunidades do entorno do reservatório, permitirá ter uma visão de como a estrutura pesqueira está se desenvolvendo nos municípios do entorno do reservatório, no que diz respeito às condições de estrutura nos portos de desembarque; locais de armazenamento e condicionamento do pescado; o escoamento do produto para outros locais; o acesso e consumo dos apetrechos de pesca e gelo, assim como o acesso a produtos alimentícios, vestimenta e outros pelos pescadores; e, a atuação das organizações sociais dos pescadores, através das colônias e associações nas comunidades do entorno do reservatório.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2301048 - ISRAEL HIDENBURGO ANICETO CINTRA
Interno - 1356962 - KATIA CRISTINA DE ARAUJO SILVA
Externo à Instituição - AUGUSTO CESAR FONSECA SARAIVA - NENHUMA
Externo à Instituição - ANDRÉ LUÍS ASSUNÇÃO FARIAS - UFPA
Notícia cadastrada em: 24/11/2014 12:09
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (91) 3210-5208 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa1.sigaa1