Banca de QUALIFICAÇÃO: EVELIZE CRISTINA RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EVELIZE CRISTINA RODRIGUES
DATA: 03/12/2014
HORA: 11:00
LOCAL: Universidade Federal Rural da Amazônia, campus Belém
TÍTULO:

SUBSTITUIÇÃO DO ALIMENTO VIVO POR DIETA FORMULADA NA LARVICULTURA INTENSIVA DO TAMBAQUI (Colossoma macropomum, Cuvier 1818)


PALAVRAS-CHAVES:

Espécie Neotropical, náuplios de Artemia, co-alimentação, larvicultura.


PÁGINAS: 30
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
SUBÁREA: Aqüicultura
ESPECIALIDADE: Piscicultura
RESUMO:

Problemas durante a fase de larvicultura dos peixes podem resultar na diminuição da quantidade e da qualidade dos juvenis produzidos. Uma das alternativas para o aumento da produção de juvenis é a implantação do sistema intensivo de larvicultura, pois neste sistema existe maior controle das condições de criação. No entanto, há necessidade de padronização de protocolos de alimentação, visando determinar o melhor período para a substituição do alimento vivo pela dieta formulada. Dessa forma, o presente projeto tem como objetivo avaliar diferentes tempos de substituição do alimento vivo pela dieta formulada na larvicultura intensiva do tambaqui, utilizando as técnicas de co-alimentação e substituição abrupta. O experimento será conduzido em delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 5 x 2, com três repetições por tratamento. Em adição, serão inseridos dois tratamentos, sendo que em um deles as larvas receberão apenas alimento vivo (náuplios de Artemia) e em outra dieta formulada durante todo o período experimental. A substituição dos náuplios de Artemia por dieta formulada será realizada com três, seis, nove, 12 e 15 dias após o início da alimentação exógena, sendo que, nesses períodos a substituição vai ser de forma gradual (co-alimentação de três dias) e abrupta. O experimento terá duração de 45 dias e ao seu final será avaliada a sobrevivência. Ainda, amostras serão coletadas para análise de composição proximal e desenvolvimento do trato digestório por histologia. Os dados de composição proximal serão utilizados para calcular o ganho em proteína, lipídeo e energia. As biometrias serão realizadas em todo período de substituição do alimento vivo por dieta formulada e ao final do experimento. O crescimento das larvas será avaliado por meio de peso, comprimento total e padrão, ganho em peso e taxa de crescimento específico. Assim, pretende-se definir o período adequado para a substituição do alimento vivo por dieta formulada na larvicultura intensiva do tambaqui e avaliar os efeitos nutricionais e histológicos dessa substituição.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1993058 - RODRIGO TAKATA
Interno - 1333824 - NUNO FILIPE ALVES CORREIA DE MELO
Interno - 038.268.052-91 - RAIMUNDO ADERSON LOBAO DE SOUZA - UFRA
Notícia cadastrada em: 24/11/2014 12:09
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (91) 3210-5208 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa1.sigaa1