ANÁLISE ECONÔMICA DE EMBARCAÇÕES DIRECIONADAS À CAPTURA DA PESCADA AMARELA Cynoscion acoupa (Lacepède, 1801) COM ESPINHEL NA COSTA AMAZÔNICA BRASILEIRA
Costa Norte do Brasil; embarcações de pequeno porte; custos médios de produção pesqueira, extrativismo pesqueiro; modelos econômicos.
Entre dezembro/2015 a novembro/2016 foram coletados dados dos custos de implantação e custos operacionais de produção de 15 embarcações, 9 de porte pequeno e 6 de porte médio. O custo de produção foi calculado pela metodologia do custo operacional e a rentabilidade através de indicadores de eficiência econômica. Os cálculos de depreciação foram realizados por meio da vida útil dos bens. A produção média dos barcos de pequeno e médio porte foram de 1500 kg e 6500 kg, com preços médios iniciais de R$ 6,90 e R$ 7,42 nessa ordem. Os itens mais onerosos no custo de implantação para as duas categorias de embarcações foram a construção do casco, compra do motor e confecção da arte de pesca. Os insumos mais dispendiosos do custo operacional foram, mão de obra e combustível. As taxas internas de retorno dos barcos foram: 84% para pequeno porte e 34% para médio porte com relação custo benefício de 1,45 e 1,24 respectivamente. As características econômicas que definem o sistema, classificam-no como artesanal de média e larga escala.