Banca de DEFESA: CINTHIA SILVA MALCHER

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CINTHIA SILVA MALCHER
DATA: 31/08/2014
HORA: 10:00
LOCAL: Sala d3 da Pesca
TÍTULO:

TRANSPORTE SIMULADO DE UMA ESPÉCIE ORNAMENTAL ACARÁ BANDEIRA Pterophyllum scalare (SCHULTZE, 1823) (PERCIFORMES: CICHLIDAE).


PALAVRAS-CHAVES:

aquicultura, manejo, organismos aquáticos


PÁGINAS: 45
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
SUBÁREA: Aqüicultura
ESPECIALIDADE: Piscicultura
RESUMO:

A aquicultura mundial e brasileira apresenta notável crescimento na produção e por novas metodologias aplicáveis nos diversos ramos aquícolas. Nesse caso, são importantes as pesquisas sobre o transporte de animais vivos para minimizar os impactos negativos na produção. O transporte, por longos períodos, pode levar a alterações fisiológicas. Sendo assim, o principal fator de sucesso do transporte é conter a maior densidade de peixes no menor volume de água possível, sem que haja elevada mortalidade, deterioração da qualidade da água e estresse. O objetivo deste trabalho foi padronizar técnicas de transporte em organismos aquáticos (OA) com o intuito de se padronizar um protocolo adequado para esse tipo de manejo. O experimento foi conduzido entre os meses de outubro a novembro de 2013, no Laboratório de Aquicultura Tropical, na UFRA. Foram utilizadas espécimes de juvenis de acará bandeira Pterophyllum scalare durante a simulação de transporte. Os animais foram testados quanto à densidade de estocagem, tempo de transporte e o uso comparativo do gás oxigênio purificado (bomba) e comprimido (cilindro). Os parâmetros físicos e químicos da água foram avaliados, além da mortalidade. Os dados dos experimentos de transporte foram submetidos às análises estatísticas de Shapiro-Wilk, Kruskal Wallis, ANOVA (one way), ANOVA (two way) e a posteriori o teste de Tukey, a 5% de probabilidade. Os resultados da ANOVA (one way) demonstraram que a variável ambiental pH apresentou diferença significativa em relação à densidade, mas não mostrou diferença significativa em relação ao tempo, o inverso ocorreu para o oxigênio dissolvido e a turbidez mostrou-se signifiva para ambos os fatores. O teste de Kruskal Wallis revelou diferença significativa para os parâmetros temperatura, salinidade, tds, amônia e mortalidade. De maneira geral, houve aumento das variáveis ambienais amônia, turbidez e mortalidade e a diminuição do oxigênio conforme o aumento da densidade de estocagem e do tempo. Já a ANOVA (two way) apresentou diferença estatística para as duas formas de oxigênio (bomba e cilindro), notando menores valores para bomba, porém, não causando expressiva mortalidade.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1630585 - GLAUBER DAVID ALMEIDA PALHETA
Externo ao Programa - 388443 - JOSE LUIZ MORAES
Interno - 1333824 - NUNO FILIPE ALVES CORREIA DE MELO
Presidente - 038.268.052-91 - RAIMUNDO ADERSON LOBAO DE SOUZA - UFRA
Notícia cadastrada em: 21/08/2014 18:55
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (91) 3210-5208 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa3.sigaa3