Banca de QUALIFICAÇÃO: LIA COELI SOARES MESQUITA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LIA COELI SOARES MESQUITA
DATA: 05/04/2017
HORA: 09:00
LOCAL: sala pós AqRat
TÍTULO:

APLICABILIDADE DE ÍNDICES PARA ANÁLISE DO GRAU DE EUTROFIZAÇÃO NAS ÁGUAS DO FURO DA LAURA, ESTUÁRIO DE GUAJARÁ-MIRIM (VIGIA – PA – BRASIL)


PALAVRAS-CHAVES:

clorofila-a, Trófico, índices

 


PÁGINAS: 20
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Oceanografia
SUBÁREA: Oceanografia Biológica
ESPECIALIDADE: Interação entre os Organismos Marinhos e os Parâmetros Ambientais
RESUMO:

Os estuários são áreas de transição e mistura entre águas continentais e águas marinhas. Nesses ambientes é comum a presença de compostos fosfatados e nitrogenados na água advinda de atividades humanas tal como processos naturais, a exemplo, respectivamente, do despejo de esgoto sem tratamento e da decomposição de organismos vivos, o que altera o estado trófico do ambiente. O estado trófico descreve o grau de nutrição do meio aquático em função das concentrações de nutrientes inorgânicos (Nitrogênio e Fósforo) dissolvidos e totais, em sua fração particulada estocada na matéria orgânica, e nas concentrações da biomassa autotrófica em termos de Clorofila-a. Assim, o aumento excessivo na disponibilidade desses nutrientes pode provocar a eutrofização, um processo nocivo ao equilíbrio dos ambientes aquáticos, os quais podem passar da condição de oligotrófico e mesotrófico para eutrófico ou hipereutrófico. Nesse contexto são utilizados índices, os quais resumem as variáveis analisadas em um valor único a fim de avaliar o grau de eutrofização, analisar a evolução da qualidade da água no tempo e no espaço desejado e posterior tomada de decisão sobre os resultados. Neste trabalho serão aplicados dois índices: o Índice de Estado Trófico (IET) e o “Trophic index” – TRIX, ambos para avaliar o grau de eutrofização e as relações das mudanças em seus valores com a sazonalidade e a variação da maré, ocorrentes no ambiente no Furo da Laura (estuário de Guajará-Mirim), município Vigia de Nazaré, Estado do Pará. Para tal, foram coletadas amostras de água da superfície no período de maior precipitação (janeiro a junho) e de menor precipitação (julho a dezembro), sendo os meses setembro e novembro do ano de 2011 e janeiro, março, maio e julho do ano de 2012. Desse modo, as informações obtidas e discutidas neste trabalho podem servir de base para estudos futuros e até mesmo melhorias de saneamento básico para a população.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FÁBIO CAMPOS PAMPLONA RIBEIRO - UFF
Interno - 1630585 - GLAUBER DAVID ALMEIDA PALHETA
Presidente - 1333830 - MARIA DE LOURDES SOUZA SANTOS
Interno - 1333824 - NUNO FILIPE ALVES CORREIA DE MELO
Notícia cadastrada em: 20/03/2017 11:47
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (91) 3210-5208 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa1.sigaa1