Banca de DEFESA: ANA BEATRIZ MENDES AMARAL RAMOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA BEATRIZ MENDES AMARAL RAMOS
DATA: 22/02/2017
HORA: 09:30
LOCAL: Sala do PPG AqRAT - UFRA
TÍTULO:

MICROPARASITAS ENCONTRADOS EM DUAS ESPÉCIES DE PEIXE Genyatremus luteus (Bloch, 1790) E Aspistor quadricustis (Valenciennes, 1840), NO ESTADO DO PARÁ, REGIÃO AMAZÔNICA.


PALAVRAS-CHAVES:

São Caetano de Odivelas, Peixes, Microparasitas, Aspistor quadriscutis, Genyatremus luteus

 

 


PÁGINAS: 82
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Morfologia
SUBÁREA: Histologia
RESUMO:

Dentre a vasta fauna ictiológica da região Amazônica encontra-se o Aspistor quadriscutis (bagre) e o Genyatremus luteus (peixe-pedra ou coró), ambos com importância comercial e culinária na região. O presente estudo teve o objetivo de descrever e analisar morfologicamente os microparasitas encontrados nas espécies A. quadriscutis e G. Luteus, capturados no município de São Caetano de Odivelas (Nordeste Paraense). Foram coletados 60 espécimes nos meses de Maio e Outubro de 2015. Após a captura, os animais foram acondicionados em água do habitat com aeração artificial e levados vivos até o Laboratório de Pesquisa Carlos Azevedo – LPCA, localizado na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), campus de Belém/PA. Os animais foram colocados em aquários com água do habitat e aeração artificial, pesados e medidos (comprimento total – CT, comprimento padrão – CP), e observada a sexagem. Em seguida, foram anestesiados e sacrificados para necropsia, com o auxilio de uma lupa. Após, foi utilizada a microscopia de luz (ML) e os órgãos foram retirados, fragmentados (0,5 cm de tamanho), fixados na solução Davidson (álcool etílico a 95%, formalina PA, ácido acético e água destilada), seguindo o procedimento padrão do LPCA. Os fragmentos dos órgãos foram desidratados em álcool, diafanizados em xilol, embebidos em parafina até a formação de blocos. Em seguida, foi realizada a microtomia com cortes de 0,5 µm de espessura, e corados em Hematoxilina/Eosina e outras técnicas especiais, montados em lâminas/lamínulas com Entellan, para posterior observação em ML. Como resultado das análises observou-se pseudocistos na região hipoaxial da musculatura esquelética de alguns espécimes, que quando comprimidos em lâmina e lamínula apresentaram esporos com quatro cápsulas polares e morfologia externa estrelada, caracterizando o gênero Kudoa, o qual foi observado em ambas as espécies de peixes. Na vesícula biliar do A.quadriscutis foram encontrados esporos dos gêneros Ellipsomyxa, Mixydium e Thelohanellus. Na mesma espécie localizou-se oocistos de coccídios no hepatopâncreas. Os achados têm importância relevante para a sanidade dos organismos aquáticos bem como para a qualidade do pescado consumido pela população.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 000.232.482-20 - EDILSON RODRIGUES MATOS - UFRA
Interno - 1557097 - IGOR GUERREIRO HAMOY
Externo ao Programa - 2308115 - MICHELE VELASCO OLIVEIRA DA SILVA
Externo ao Programa - 388469 - MOACIR CERQUEIRA DA SILVA
Externo à Instituição - FERNANDO ARAÚJO ABRUNHOSA - UFPA
Notícia cadastrada em: 06/02/2017 11:46
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (91) 3210-5208 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa1.sigaa1