Banca de QUALIFICAÇÃO: SILAS SANTIAGO RODRIGUES FILHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SILAS SANTIAGO RODRIGUES FILHO
DATA: 02/03/2015
HORA: 14:00
LOCAL: AUDITÓRIO DE ZOOTECNIA
TÍTULO:

INFLUÊNCIA DA VARIAÇÃO CLIMÁTICA AMAZÔNICA SOBRE PARÂMETRO FISIOLÓGICO, COMPORTAMENTAL E SEMINAL DE OVINOS DA RAÇA SANTA INÊS.


PALAVRAS-CHAVES:

------


PÁGINAS: 35
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
RESUMO:

A criação de ovinos em clima tropical úmido é favorável, entretanto as condições amazônicas apresentam-se como fator de estresse devido às altas temperaturas e umidade relativa do ar durante todo o ano, as quais alteram as condições fisiológicas, comportamentais e reprodutivas dos animais, podendo causar estresse em animais, ocasionando o declínio da produção. Objetiva-se com este estudo avaliar a influência da variação climática tropical amazônica sobre parâmetros fisiológicos, comportamentais e seminais de ovinos Santa Inês nos períodos mais e menos chuvoso do estado do Pará. Serão utilizados dez machos da raça Santa Inês. Os parâmetros fisiológicos mensurados serão temperatura retal (TR), temperatura superficial (TS), frequências cardíaca (FC), frequência respiratória (FR) e taxa de sudorese (TSud). A análise comportamental será realizada duas vezes por semana, adotando a metodologia mista de coleta de dados dos machos reprodutores, sendo os dados de comportamento ingestivo dos animais (ruminação, consumo de alimentos, ócio em pé e ócio deitado) computados na forma de registro pontual, com intervalo regulares de cinco minutos, quando todos os animais serão avaliados quanto à variedade do comportamento apresentado. De cada animal, com uma frequência de duas colheitas por semana e com intervalo de três dias em cada período, será obtido o sêmen através da técnica da vagina artificial. O delineamento será o inteiramente casualizado (DIC), com dois tratamentos, T1 – mais chuvoso (março e abril) e T2 – menos chuvoso (agosto e setembro), segundo zoneamento bioclimático prévio. Será empregado o pacote estatístico Statistical Analysis System (SAS, 2001). Espera-se que os animais obtenham melhores respostas fisiológicas no período mais chuvoso, o comportamento de pastejo mais adequado em relação ao clima amazônico, e a intervenção do período menos chuvoso no comportamento ingestivo dos ovinos Santa Inês, que o aumento da temperatura no período menos chuvoso influencie nas características seminais dos animais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 388450 - LUIZ FERNANDO DE SOUZA RODRIGUES
Interno - 1487106 - CRISTIAN FATURI
Externo ao Programa - 724.497.562-72 - EDWANA MARA MOREIRA MONTEIRO - UFRA
Externo ao Programa - 2142622 - ERICK FONSECA DE CASTILHO
Externo à Instituição - ANDRE GUIMARAES MACIEL E SILVA - UFPA
Notícia cadastrada em: 02/03/2015 11:49
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (91) 3210-5208 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa1.sigaa1