Banca de QUALIFICAÇÃO: NATHALY CRISTIANE DA SILVA MONTEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATHALY CRISTIANE DA SILVA MONTEIRO
DATA: 10/12/2014
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório do ISPA
TÍTULO:

Análise quantitativa dos Neurônios do Gânglio Cervitorácico em Macaco Prego (Sapajus Apella) com Parkinson induzido por MPTP.


PALAVRAS-CHAVES:

Doença de Parkinson, Sapajus apella, gânglio cervicotorácico.


PÁGINAS: 35
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
RESUMO:

O coração é o órgão central do sistema cardiovascular, funcionando como uma bomba que impulsiona o sangue por todo o organismo, este importante órgão recebe inervação simpática por meio do gânglio cervicotorácico que atua aumentando os batimentos cardíacos. A  idade é o principal fator de risco para as doenças cardiovasculares, que são, de longe, a principal causa de mortalidade e morbidade na população geriátrica. A Doença de Parkinson (DP) é um dos mais comuns distúrbios do sistema nervoso do idoso, podendo também acometer adultos jovens. Afeta tanto homens como mulheres e, em alguns casos a DP tem caráter genético e familiar. Descrições na literatura afirmam que o pacientes com DP apresentam alterações e sintomatologia cardíacas antes mesmo dos sintomas neurológicos. Algumas pesquisas já foram desenvolvidas no que se referem à variabilidade na frequência cardíaca em pacientes humanos acometidos pela DP, mas nada foi divulgado no âmbito de análises quantitativas. Desta forma, pretende-se avaliar se a DP em Sapajus apella hígidos e induzidos a DP com 1-metil-1-4-fenil-1,2,3,6-tetrahidropirimidina (MPTP) leva a alterações no gânglio cervicotorácico comparando-se os grupos do estudo. Tais avaliações serão obtidas por meio de métodos quantitativos para se obter o número total, o volume e a densidade de neurônios do referido gânglio para que, associado a outro estudo que está sendo desenvolvido possamos avaliar se a DP leva a alterações cardíacas, tanto no âmbito de sua inervação simpática (neste trabalho que está sendo proposto) quanto no âmbito de alterações nos cardiomiócitos (projeto que está sendo desenvolvido). Serão utilizados 5 animais induzidos a DP e 2 animais controles oriundos do Centro Nacional de Primatas – Ananindeua/PA. Os gânglios cervicotorácicos serão coletados por meio de dissecação e processados seguindo protocolo padrão para microscopia. Serão obtidos cortes seriados e os mesmos serão analisados por meio de métodos estereológicos. Os resultados obtidos neste projeto poderão construir alicerces necessários para atuação em pacientes acometidos pela DP minimizando possíveis alterações na inervação simpática cardíaca que, com o tempo podem se tornar graves e reduzir ainda mais a expectativa de vida destes pacientes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1733442 - ANA RITA DE LIMA
Interno - 2313941 - ELANE GUERREIRO GIESE
Interno - 1661748 - ERIKA RENATA BRANCO
Notícia cadastrada em: 25/11/2014 16:22
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (91) 3210-5208 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa1.sigaa1