Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELLA KATHERYNE MARQUES BERNAL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCELLA KATHERYNE MARQUES BERNAL
DATA : 12/01/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência (Google Meet)
TÍTULO:

Estudo molecular e histopatológico de Bartonella spp. em tecido hepático de roedores e didelphis de vida livre capturados no Estado do Pará.


PALAVRAS-CHAVES:

Roedores e didelphis neotropicais; Fígado; Bartonella spp.


PÁGINAS: 28
RESUMO:

A relação hospedeiro-parasita é caracterizada como uma interação alelobiótica construída através de processos evolutivo-adaptativos com hospedeiros assintomáticos, no ambiente silvestre é notório o equilíbrio desta relação, porém quando há intervenção antropogênica um ciclo enzoótico pode se iniciar dando inicio a enfermidades emergentes ou reemergentes. Dentre os agentes etiológicos, a Bartonella spp., é caracterizada por bacilos gram-negativos da classe Proteobacteria que apresentam tropismo por eritrócitos e células endoteliais, com infecção já descrita em animais das ordens: Rodentia, Lagomorpha, Carnivora, Artiodactyla, Eulipotyphla e Chiroptera. A infecção pela bactéria pode estar associada à linfadenite, endocardite, angiomatose bacilar e peliose hepática em humanos. Treze espécies de Bartonella são tidas como zoonóticas e, os roedores são considerados reservatórios em potencial. E devido à escassez de estudos sobre o tema e a exponencial relevância que esta proteobactéria tem apresentado como um agente causador de doença na medicina humana e veterinária, pesquisas relacionados à avaliação molecular desta bactéria em reservatórios mastofaunístico podem vim a contribuir de modo significativo com a sua caracterização ecoepidemiológica, variabilidade genética e identificação de possíveis hospedeiros. A reação em cadeia da polimerase (PCR) tem sido corriqueiramente empregada em colônias de Bartonella spp. e o estudo do polimorfismo no comprimento do fragmento de restrição (RFLP) dos genes que codificam citrato-sintase (gltA) das regiões RNAr 16S ou RNAr 16S-23S das sequências palindrômicas extragênicas e randômicas é utilizado para distinguir cepas e espécies de Bartonellaceae, sendo um excelente método de diagnóstico. Neste contexto o presente trabalho tem como objetivo realizar o estudo molecular e histopatológico da ocorrência de Bartonella spp. em fígados de roedores e didelphis neotropicais de vida livre capturados no estado do Pará. Foram analisadas 184 amostras de fígados pertencente às famílias Echimyidae, Cricetidae, Muridae e Didelphidae distribuídos em 20 gêneros provenientes de quatro municípios. Na amplificação parcial do gene gltA do gênero Bartonella spp. por PCR até o presente momento da pesquisa já se registrou 18 amostras positivas. Os seus amplicons foram sequenciados e as sequências consenso foram posteriormente alinhadas com sequências nucleotídicas representativas do gênero Bartonella para análise filogenética. Alguns achados histopatológicos do tecido hepático dos animais positivos se caracterizaram por apresentar discreta dilatação sinusoidal difusa e infiltrada mononuclear.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 388501 - WASHINGTON LUIZ ASSUNCAO PEREIRA
Interno - 1556914 - EDNALDO DA SILVA FILHO
Externa ao Programa - 3494995 - ANDREA MAGALHAES BEZERRA
Externa ao Programa - 2494981 - ADRIANA MACIEL DE CASTRO CARDOSO JAQUES
Externa à Instituição - DARLENE KÁSSIA SARAIVA QUEIROZ PANTOJA
Externo à Instituição - ALEX JUNIOR SOUZA DE SOUZA
Externo à Instituição - PEDRO EDUARDO BONFIM FREITAS - IEC
Notícia cadastrada em: 03/02/2021 10:55
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (91) 3210-5208 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa3.sigaa3