Banca de QUALIFICAÇÃO: LARISSA MELO DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LARISSA MELO DE SOUSA
DATA : 12/07/2019
HORA: 09:00
LOCAL: ICA/FLORESTA SALA 02 - PÓS
TÍTULO:

ESTIMATIVA DE CARBONO EM SISTEMAS AGROFLORESTAIS RESULTANTES DE MUDANÇAS DE USO E COBERTURA DA TERRANO MUNICÍPIO DE TOMÉ-AÇÚ, PARÁ.


PALAVRAS-CHAVES:

Classificação, Desmatamento,Biomassa acima do solo, Sistema Agroflorestal, Amazônia.


PÁGINAS: 57
RESUMO:

As mudanças no uso e cobertura da terra apresentam-se como uma das principais causas para as mudanças climáticas. Estudos visam encontrar sistemas de produção sustentáveis, como os Sistemas Agroflorestais que estão sendo difundidos como uma proposta de substituição das áreas desflorestadas. Desta maneira, o estudo da estimativa de biomassa em SAF resultantes de mudanças de uso e cobertura da terra é relevante para reduzir as incertezas quanto às estimativas das emissões e remoções de carbono e compreender como atuam nos processos ambientais e na sustentabilidade. Este trabalho tem como objetivo estimar o estoque de carbono na biomassa acima do solo em Sistemas Agroflorestais resultantes de mudanças de uso e cobertura da terra, no município de Tomé-Açú, Pará. Foram realizadas a interpretação e classificação das imagens através da discriminação de classes. Os polígonos foram classificados 6 faixas de tamanho das áreas desmatadas. Realizou-se a edição dos resultados do mapeamento e a elaboração cartas temáticas. A interpretação e classificação das imagens foram realizadas através do classificador Random Forest pela plataforma Google Earth Engine para as classes Floresta, Hidrografia, Agricultura Anual, Pasto, Vegetação Secundária, SAF tipo 1, SAF tipo 2 e Outros para o intervalo temporal de 1985 a 2018. Adicionalmente foram realizados inventário florestal em 5 SAF’s diversos a partir da análise da estrutura da vegetação em diferentes idades e composição florística. Para a validação dos dados foram implementados no script do GEE 15 índices de vegetação que posteriormente serãocorrelacionados entre as variáveis espectrais. Na analise estatística será utilizado teste de Tukey e o coeficiente de correlação de Pearson.Para o período entre 1985 e 2018, a expansão do desmatamento acarretou uma perda de floresta de aproximadamente 298 mil ha, sendo 57% da área do município. Em todos os anos foram observados valores elevados de polígonos no intervalo <6,25 ha e reduzido valor no intervalo>50 ha. Os pequenos fragmentos (<6,25 ha) respondiam por 15% de todo o desmatamento, enquanto os grandes (> 50 ha) respondiam por 45%. Como resultados preliminares podem ser observados que na classificação de uso e cobertura da terra para o ano de 2018 a classe floresta representava cerca 41.35%, e dentre os 58% de não floresta destacam-se a vegetação secundária e agricultura anual com 21.39% e 12.14% respectivamente. O índice Kappa apresentou uma exatidão de 0.92, considerando a classificação excelente. O maior número de indivíduos por ha ocorreu no SAF 3 e a menor no SAF 2, com destaque para Euterpe oleracea e Theobroma cacao.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALINE MARIA MEIGUINS DE LIMA - UFPA
Interno - 388426 - FRANCISCO DE ASSIS OLIVEIRA
Interno - 2315025 - HASSAN CAMIL DAVID
Presidente - 094.373.632-34 - OSVALDO RYOHEI KATO - UFRA
Notícia cadastrada em: 01/07/2019 08:27
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (91) 3210-5208 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa2.sigaa2