Banca de DEFESA: RODRIGO DE SOUZA BARBOSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RODRIGO DE SOUZA BARBOSA
DATA : 29/01/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Sala virtual no google meet
TÍTULO:

RESTAURAÇÃO FLORESTAL DE ÁREAS MINERADAS NA AMAZÔNIA: AVALIAÇÃO DAS TÉCNICAS EMPREGADAS E DEFINIÇÃO DE ESPÉCIES CHAVES PARA A AMAZÔNIA ORIENTAL.


PALAVRAS-CHAVES:

restauração florestal; Espécies chave, Floresta de referencia, Trajetória da restauração: Mineração; Cobertura florestal.


PÁGINAS: 84
RESUMO:

A mineração de bauxita tem causado graves danos aos ecossistemas e paisagens locais na Amazônia Oriental e a crescente demanda por bauxita intensifica os impactos ambientais e, consequentemente, a necessidade de restauração florestal. Levando em consideração essas questões, esta tese teve como objetivo determinar as espécies-chave, por meio do índice fitossociológico e socioeconômico (PSI), para avaliar a trajetória da restauração florestal em plantio de mudas (PL), regeneração natural (RN) e nucleação (NC). e cobertura florestal após a mineração de bauxita na Amazônia oriental, Brasil. Os dados para a realização deste estudo foram obtidos de inventários florestais de pré-supressão, monitoramento de parcelas permanentes em áreas florestais, programa de recuperação de áreas degradadas (PRAD) e imagens de satélite. Os seguintes parâmetros de avaliação foram atribuídos: abundância, frequência, dominância, biomassa aérea viva, valor comercial da madeira, produtos florestais não madeireiros de cada espécie, Índice de Valor de Importância (IVI), mortalidade, estado de conservação das espécies, índices de diversidade e a média incremento em altura e diâmetro (IMAH e IMADAP) e índice de cobertura ajustado ao solo (SAVI). Por meio da aplicação do PSI, 17 espécies foram selecionadas como espécies-chave essenciais para a restauração de áreas degradadas pela mineração de bauxita. Solanum crinitum, Cecropia distachya, Senegalia polyphylla e Qualea grandiflora foram as espécies mais importantes, de acordo com o IVI para PL, RN, NC e floresta de referência, respectivamente. O IMAH e o IMADAP da PL foram maiores que os demais tratamentos. PL também apresentou maior cobertura vegetal (51,55%), seguido de NC (44,12%) e RN (43,92%). Assim, através do conhecimento ecológico das espécies-chave selecionadas, as áreas avaliadas em restauração apresentam evolução positiva, indicando um retorno gradativo das características estruturais da vegetação.

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 741.673.590-49 - GUSTAVO SCHWARTZ - EMBRAPA
Externo ao Programa - 1551175 - RODRIGO SILVA DO VALE
Externa ao Programa - 2121042 - SUZANA ROMEIRO ARAUJO
Externa à Instituição - FERNANDA DA SILVA MENDES - UEPA
Externo à Instituição - LUIZ FERNANDES SILVA DIONISIO - UEPA
Notícia cadastrada em: 29/01/2021 09:50
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (91) 3210-5208 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa3.sigaa3