Banca de DEFESA: WALDEMAR VIANA DE ANDRADE JÚNIOR

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WALDEMAR VIANA DE ANDRADE JÚNIOR
DATA : 07/06/2019
HORA: 09:00
LOCAL: ICA -SALA 02 -POS FLORESTA
TÍTULO:

MECANISMO DE TOLERÂNCIA EM PLANTAS JOVENS DE UCUÚBA (Virola surinamensis (Rol.ex.Rottb.) Warb) EXPOSTA AO CADMIO E POTENCIAL PARA FITOESTABILIZAÇÃO: RESPOSTAS FISIOLÓGICAS, BIOQUÍMICAS, NUTRICONAL E CRESCIMENTO.


PALAVRAS-CHAVES:

Ucuúba. Cádmio. Fotossíntese. Fator de bioconcentração. Tolerância. fitoestabilização.


PÁGINAS: 105
RESUMO:

Virola surinamensis (Ucuúba) é uma árvore Neotropical que ocorre naturalmente nos solos inundáveis das florestas de várzea, igapó e nos estuários.To characterize the physiological, morphological and growth responses to soil water saturation, young plants of E. O Cádmio (Cd) é um dos metais pesados mais tóxicos e persistentes no ambiente, podendo ser incorporado e bioacumulado nos componentes da cadeia alimentar. O objetivo do estudo foi avaliar as respostas fisiológicas e bioquímicas, o crescimento vegetativo, a distribuição de nutrientes, a capacidade de fitoextração e a tolerância de plantas jovens de V. surinamensis submetidas a cinco concentrações de Cd (0, 15, 30, 45 e 60 mg L-1) por 60 dias. Foram avaliados o potencial hídrico de antemanhã (Ψam), a condutância estomática (gs), a transpiração (E), a taxa de assimilação líquida de CO2 (A), a concentração de CO2 intercelular (Ci), a relação da fotossíntese líquida e concentração de CO2 intercelular (A/Ci), a eficiência instantânea de uso da água (EUA), o teor de clorofila total (Chl), a máxima eficiência fotoquímica do PSII (Fv/Fm), o coeficiente de extinção fotoquímica (qP), o coeficiente de extinção não-fotoquímico (NPQ), a taxa de transporte de elétrons (ETR), o fator de bioconcentração (FBC), o fator de translocação (FT), o índice de tolerância (IT), a concentração de nitrato, nitrato redutase (NR), amônia livre, aminoácidos solúveis totais (AST), as proteínas solúveis totais (PST), amido, prolina, sacarose e carboidratos solúveis totais (CST), açúcares redutores, altura da planta, diâmetro do caule, número de folhas, massa seca da parte aérea (MSPA), a massa seca da raiz (MSR), a  massa seca total (MST) e a razão raiz parte aérea (R/PA). O Ψam, gs, E, A, A/Ci e EUA foram menores que o controle, mas a Chl aumentou na dose de 15 e 30 mg L-1 e o Ci foi maior que o controle. Fv/Fm, qP e ETR reduziram nas plantas com Cd, mas a NPQ aumentou. As concentrações de Cd aumentaram em diferentes tecidos vegetais (raiz > caule > folha). O maior valor de FBC foi na dose de 30 e 45 mg L-1 Cd e do FT na concentração de 45 mg L-1 Cd, enquanto o IT foi mais elevado na dose de 15 mg L-1 Cd. Em geral, o Cd não afetou a concentração de nitrato na raiz, mas teve um efeito positivo nas folhas. A NR, a amônia, os AST e as PST reduziram nas plantas com Cd.  CST, prolina, sacarose e açúcares redutores aumentaram nas plantas com Cd. O Cd afetou a altura, o diâmetro do caule, o número de folhas e a produção de biomassa, além de influenciar negativamente em Fe, Mg, Ca, N, P e K, especialmente na raiz. O Zn aumentou nas raízes e folhas, enquanto o Mn reduziu na raiz e aumentou nas folhas das plantas com Cd. Todas as plantas sobreviveram até o final do experimento. Os resultados demonstram tolerância e baixa capacidade da planta na fitoextração de Cd, indicando que a V. surinamensis pode ser promissora para fitoestabilização de Cd.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2595267 - CANDIDO FERREIRA DE OLIVEIRA NETO
Externo ao Programa - 2223329 - MARCEL DO NASCIMENTO BOTELHO
Externo ao Programa - 388511 - RAIMUNDO LAZARO MORAES DA CUNHA
Externo à Instituição - CRISTINE BASTOS DO AMARANTE - INT
Externo à Instituição - HELLEN SIGLIA DEMETRIO BARROS - NENHUMA
Notícia cadastrada em: 04/06/2019 09:04
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (91) 3210-5208 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa3.sigaa3