Banca de QUALIFICAÇÃO: WALDEMAR VIANA DE ANDRADE JÚNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WALDEMAR VIANA DE ANDRADE JÚNIOR
DATA: 08/05/2018
HORA: 14:00
LOCAL: UFRA-ICA-LAB. EBPS
TÍTULO:

MECANISMO DE TOLERÂNCIA EM PLANTAS JOVENS DE UCUÚBA (Virola surinamensis (Rol.ex.Rottb.) Warb) EXPOSTA AO CADMIO E POTENCIAL PARA FITORREMEDIAÇÃO: RESPOSTAS FISIOLÓGICAS, BIOQUÍMICAS, ANTIOXIDANTES, ANATÔMICAS E DE CRESCIMENTO.


PALAVRAS-CHAVES:

Virola surinamensis, cádmio, metal pesado, fitoestabilização, tolerância.


PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Recursos Florestais e Engenharia Florestal
RESUMO:

Virola surinamensis conhecida popularmente como ucuúba, é uma árvore Neotropical que ocorre naturalmente nos solos inundáveis das florestas de várzea, igapó e margens de rios e igarapés.To characterize the physiological, morphological and growth responses to soil water saturation, young plants of E. Para caracterizar os mecanismo de tolerância e o potencial para fitorremediação, plantas jovens de V. surinamensis foram submetidas experimentalmente a cinco concentrações de cádmio (CdCl2) (0, 15, 30, 45 e 60 mg l-1) por 60 dias. O cádmio (cd) reduziu significativamente a altura da planta, diâmetro do caule, o número de folhas, a biomassa da raiz, do caule, da folha, da parte aérea, total e razão raiz parte aérea. The biomass allocated to the stem was higher and the root mass ratio was lower for flooded plants when compared with non-flooded plants.A redução significativa do potencial de antemanhã (Ψam), da condutância estomática (gs), transpiração (E) e a taxa de assimilação líquida de CO2 (A), foram menores que o controle, especialmente na dosagem de 60 mg cd. A concentração de CO2 intercelular (Ci), a relação de concentração de CO2 intercelular para o ambiente (Ci/Ca), a eficiência instantânea de uso da água (EUA, A e E) e o teor de clorofila total (Chl) reduziram nas plantas tratadas com Cd. A máxima eficiência fotoquímica do PSII (Fv/Fm), o coeficiente de extinção fotoquímica (qP), o coeficiente de extinção não-fotoquímico (NPQ) e a taxa de transporte de elétrons (ETR) atingiram os menores valores na dosagem de 60 mg cd. A prolina aumentou nas raízes e folhas das plantas expostas ao cd. A concentração do cd foi maior nas raízes em todos os tratamentos com cd. O fator de bioacumulação (FB) foi maior na dosagem de 30 e 45 mg cd. O fator de translocação (FT) foi maior na concentração de 45 mg cd, enquanto o índice de tolerância foi mais elevado na dosagem de 15 mg cd. Todas as plantas sobreviveram até o final do experimento. As respostas de crescimento, fisiológicas e bioquímicas, apresentadas pelas plantas jovens de V. surinamensis, sob dosagem crescentes de cd durante 60 dias, sugerem uma tolerância a esse tipo de estresse e demonstram que a fitoextração foi maior nas raízes, indicando que V. surinamensis pode ser usada para fitoestabilização de Cd.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2595267 - CANDIDO FERREIRA DE OLIVEIRA NETO
Externo ao Programa - 1970202 - RICARDO SHIGUERU OKUMURA
Externo ao Programa - 388511 - RAIMUNDO LAZARO MORAES DA CUNHA
Externo à Instituição - LUMA CASTRO DE SOUZA - NENHUMA
Notícia cadastrada em: 24/04/2018 15:32
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (91) 3210-5208 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa2.sigaa2