Banca de DEFESA: LUANA DRAGO DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUANA DRAGO DE SOUZA
DATA : 26/02/2024
HORA: 10:00
LOCAL: Belém-ICA-UFRA
TÍTULO:

COMPORTAMENTO DO METABOLISMO DO CARBONO E NITROGÊNIO EM MUDAS DE PAU-PRETINHO (Cenostigma tocantinum DUCKE) EM FUNÇÃO DE DOSES DE NÍQUEL E BIOCHAR.


PALAVRAS-CHAVES:

Fitorremediação; Metal pesado; Atenuador; Metabolismo


PÁGINAS: 52
RESUMO:

O uso de plantas com o potencial de fitorremediação é uma prática utilizada em solos contaminados por metais pesados que são poluentes ambientais e sua toxicidade é um problema de importância mundial. O objetivo deste trabalho é avaliar o metabolismo do carbono e nitrogênio da espécie Pau-pretinho (Cenostigma tocantinum Ducke) quanto às suas capacidades de tolerância a esse tipo de estresse submetidas em doses do metal pesado cloreto de níquel (NiCl2) e com o atenuador do metal no solo o biochar de caroço do açaí (Euterpe oleracea Mart) esse subproduto é abundante após a extração do sumo. A aplicação de novas tecnologias permite encontrar maneiras eficientes de reduzir o desperdício e evitar que esses resíduos se acumulem. O uso do caroço de açaí na produção de biochar é uma abordagem promissora, é um material carbonizado que pode ser incorporado ao solo para melhorar sua qualidade, fertilidade e ainda atua no sequestro de carbono para reduzir a emissão de gases de efeito estufa. Se avaliou o crescimento e o metabolismo bioquímico do carbono e nitrogênio (açúcares redutores e não redutores, carboidratos solúveis totais, sacarose, aminoácidos, proteínas, prolina, glicina betaína, amônio livre, redutase do nitrato) em mudas de Pau-pretinho. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, em área do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), pertencente a Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA, campus Belém-PA. O delineamento usado foi inteiramente casualizados em esquema fatorial 4 x 3 com 5 repetições, 1º fator corresponde as doses de cloreto de níquel (0 de NiCl2, NiCl2 70mg/kg; NiCl2 100mg/kg; NiCl2 130mg/kg) e o 2º fator corresponde as doses de biochar  (0%; 3,5%; 7%), utilizando 60 mudas no total. Os dados obtidos foram submetidos a análise de variância pelo teste F (p<0,05) e as médias foram comparadas pela diferença mínima significativa pelo teste de Tukey (p<0,05) e submetidas ao teste de regressão usando o programa AgroEstat. Para as variáveis de crescimento (altura, diâmetro do caule, comprimento da raiz, número de folhas) e clorofilas A e B. O níquel proporcionou uma diminuição à medida que as doses eram aumentadas, menor produção de diâmetro e comprimento de raiz. E as clorofilas A e B apresentaram alto grau de significância nos testes estatísticos. As interações com o Biochar também apresentarão significância mostrando que a espécie Cenostigma tocantinum DUCKE se mostrou com potencial para a fitoextração.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2595267 - CANDIDO FERREIRA DE OLIVEIRA NETO
Externa ao Programa - 1315246 - JOZE MELISA NUNES DE FREITAS - UFRAExterna à Instituição - CRISTINE BASTOS DO AMARANTE
Externa à Instituição - LUMA CASTRO DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 14/05/2024 08:31
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (91) 3210-5208 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa3.sigaa3