Banca de DEFESA: NAYARA NAZARÉ ARRAES ARAÚJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NAYARA NAZARÉ ARRAES ARAÚJO
DATA: 23/08/2017
HORA: 10:30
LOCAL: ICA/FLORESTA SALA 01
TÍTULO:

 

Capacidade de retenção hídrica, estoque e macronutrientes (C, N, P e K) da liteira em Ecossistemas Sucessionais nos tabuleiros costeiros da Amazônia oriental.

 


PALAVRAS-CHAVES:

Liteira, Capacidade de retenção hídrica, Estoque, Macronutrientes. 


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Recursos Florestais e Engenharia Florestal
RESUMO:

A liteira pode influir no balanço hídrico dos ecossistemas e em seus processos ecológicos. Neste estudo, foi avaliada a capacidade de armazenamento hídrico ex situ, pelo método de Blow, em três áreas distintas da APA da cidade de Belém-PA, nos períodos, chuvoso e menos chuvoso, o estoque e a quantificação dos macronutrientes (C, N, P, K) que a mesma pode transferir ao solo dos seguintes ambientes: Reserva do mocambo; Trilha do macaco- Parque Estadual do Utinga; Campus UFRA- Belém. O amostrador utilizado para coleta tem medidas de 0,25 × 0,25 × 0,05 m, no qual foi disposto aleatoriamente nas parcelas, cada ecossistema foi esquematizado em cinco parcelas (tratamento), sendo que em cada parcela foram coletadas sete amostras aleatórias, totalizando trinta e cinco amostras por tratamento a cada período do ano. A maior capacidade de retenção hídrica no período chuvoso foi observada na trilha do macaco com média de 258,45% e no período menos chuvoso a reserva do mocambo obteve, 157,9%. Também foi analisado o estoque da liteira acumulada, no qual a área da trilha do macaco apresentou maior estoque (17,8     a  ¹) nos meses mais chuvosos e nos menos chuvosos a área da UFRA apresentou maior estoque (10,09     a  ¹). Os macronutrientes (C, N, P e K) comparando as três áreas afirma-se que a trilha do macaco possui maior quantidade de C, e a reserva do mocambo apresentou a menor quantidade de C assim como as menores quantidades médias de N, P, K. Entretanto, a maior quantidade de N e P foi encontrada na floresta da UFRA e maior quantidade de K, na trilha do macaco. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1551175 - RODRIGO SILVA DO VALE
Externo à Instituição - VANDA MARIA SALES DE ANDRADE - UFV
Externo à Instituição - VALÉRIA PEREIRA BRAZ HOMCI - UFRA
Notícia cadastrada em: 21/07/2017 09:24
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (91) 3210-5208 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa1.sigaa1