Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PAULA DIAS COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA PAULA DIAS COSTA
DATA : 29/03/2019
HORA: 14:30
LOCAL: Sala da pós-graduação
TÍTULO:

EXPANSÃO E INTENSIFICAÇÃO  DO AÇAÍ (EUTERPE OLERECEA MART.) NO ESTADO DO PARÁ: INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE PARA A PRODUÇÃO EM ÁREAS DE VÁRZEA E TERRA FIRME. 


PALAVRAS-CHAVES:

Indicadores de Sustentabilidade; Açaí; Várzea e Terra Firme.


PÁGINAS: 93
RESUMO:

No contexto produtivo da região amazônica o açaí vai além de um simples Produto Florestal Não-Madeireiro (PFNM), importante alimento para populações locais, símbolo de cultura. Ocorrendo naturalmente em áreas de várzea e igapó compondo a floreta natural do estuaria amazônico. O domínio da palmeira de açaí nos agroecossistemas de várzea e terra firme é um reflexo do valor socioeconômico da espécie, pois a forma de cultivo está estreitamente ligada a uma lógica industrial, visando atender a grande demanda do mercado pelo fruto de açaí. Os fortes incentivos para sua expansão têm estimulado variados debates acerca da produção de açaí em área de várzea e terra firme e principalmente da sustentabilidade dos sistemas produtivos, pois se observa transformações nas unidades produtivas e no ecossistema. Neste contexto, propôs a avaliação da sustentabilidade do sistema produtivo do açaí em áreas de várzea e terra firme no Nordeste Paraense. Objetivando avaliar os indicadores como parâmetro para análise do desempenho da sustentabilidade, considerando seus atributos: Produtividade; Resiliência; Estabilidade e Equidade, mediante uma proposta metodológica, alicerçada em estudos prévios de mensuração da sustentabilidade. No contexto foram consideradas as áreas de estudo os municípios de Igarapé-Miri e Capitão Poço, fundamentado nos critérios da intensificação e expansão da produção de açaí, avaliando a verticalização do plantio em terra firme; Acaização no estuário amazônico e a apropriação do método empregado e suas adequações de avaliação da sustentabilidade para produção de açaí. Nos estudos preliminares, foram identificados e caracterizados os espaços de expansão do açaí plantado em terra firme, os indicadores de sustentabilidade em áreas de várzea, fornecendo suporte para a avaliação da sustentabilidade da produção de açaí.  


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2121170 - FABIO DE OLIVEIRA LUCAS
Presidente - 388426 - FRANCISCO DE ASSIS OLIVEIRA
Externo ao Programa - 2125330 - JOSÉ SEBASTIÃO ROMANO DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - PAULO FERNANDO DA SILVA MARTINS - UFPA
Notícia cadastrada em: 28/03/2019 15:48
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (91) 3210-5208 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa2.sigaa2