PPGAGRO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA ICA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: EDSON BRUNO MARTINS DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDSON BRUNO MARTINS DA SILVA
DATA : 31/08/2021
HORA: 16:00
LOCAL: meet.google.com/jva-swkx-map
TÍTULO:

"DINÂMICA POPULACIONAL E RESISTÊNCIA DE CULTIVARES DE SOJA À LAGARTA FALSA-MEDIDEIRA Chrysodeixis includens (WALKER, 1858) (LEPIDOPTERA: NOCTUIDAE), NO SUDESTE PARAENSE"


PALAVRAS-CHAVES:

Geostatística, Glicine max., Manejo Integrado de Pragas (MIP), Resistência de Plantas a Insetos, Tecnologia Bt.


PÁGINAS: 102
RESUMO:

A soja (Glycine max (L) Merrill) é uma leguminosa de grande interesse mundial, sendo usada para alimentação humana ou animal e integrantes da indústria de biodiesel. O complexo de insetos-pragas relacionados à cultura da soja se apresenta como entrave para o desenvolvimento da cultura. Entre os insetos-praga que mais preocupam os produtores de soja no Estado, é a lagarta falsa-medideira Chrysodeixis includens (Lepidoptera: Noctuidae), merece destaque dada sua dificuldade de controle e faltam conhecimentos básicos para a implantação de um manejo adequado. Desse modo, os principais objetivos deste trabalho, visam (i) avaliar a dinâmica populacional de C. includens com o auxílio da Geoestatística, e (ii) a Infestação de cultivares de soja no polo Paragominas de grãos no Estado do Pará. A área experimental está localizada no município de Paragominas onde foram realizados testes de campo. A dinâmica populacional de C. includens foi avaliada em três safras consecutivas (2015/16, 2016/17 e 2017/18), foram avaliados sua distribuição espaço-temporal com o uso da Geoestatística. Para tal, foram realizadas Amostragens semanais com uso do pano-de-batida, avaliada também, a infestação em cultivares de soja. Foram feitos testes de campo com 20 cultivares plantados, dentre convencionais e transgênicos (tecnologia Bt e RR). De acordo com os dados obtidos pode-se concluir que a maior infestação da lagarta falsa-medideira se deu no período vegetativo da cultura. Por meio dos semivariogramas observou-se que os modelos que melhor se ajustaram à distribuição espacial da lagarta falsa-medideira foram: efeito pepita puro, esférico e exponencial, com a predominância ao modelo esférico. Com valores de alcance para a área experimental variando de 1,80 a 7,30  metros, com formação de áreas de agregação para plantas com infestação da lagarta falsa-medideira. O monitoramento georreferenciado foi uma estratégia eficiente para a caracterização da variabilidade espaço-temporal da lagarta falsa-medideira, constituindo-se uma importante ferramenta de suporte ao MIP, visando o manejo em sítios específicos e consequente redução nos impactos ambientais, na cultura da soja. A cultivar contendo as toxinas Bt (M8210 IPRO) foi a menos preferida pelas lagartas de falsa-medideira; a cultivar tolerante ao Round Up (P98Y52 RR) apresentou preferência intermediária entre as mais e menos preferidas; as cultivares M8867RR e AN sc 89109 RR, apresentaram resistência a lagartas pequenas e grandes de falsa-medideira; as cultivares possuindo as toxinas Bt (IPRO) apresentaram, ainda assim, ataque de C. includens; a cultivar BRS 9090RR foi a mais preferida pelo ataque de C. includens.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2935509 - ANDERSON GONCALVES DA SILVA
Externo ao Programa - 1099659 - FABIO JUNIOR DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - RONI DE AZEVEDO - EMBRAPA
Externo à Instituição - RUY GUILHERME CORREIA - SEDUC/PA
Notícia cadastrada em: 24/08/2021 17:40
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (91) 3210-5208 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa1.sigaa1