PPGAGRO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA ICA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MICHEL KEISUKE SATO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MICHEL KEISUKE SATO
DATA: 01/08/2014
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório/Solos
TÍTULO:

EFEITO DO INTERVALO HÍDRICO ÓTIMO E DA VARIAÇÃO TEMPORAL DE ÁGUA NO SOLO SOBRE A  PRODUÇÃO DA PALMA DE ÓLEO NO ESTADO DO PARÁ.


PALAVRAS-CHAVES:

Elaeis guineensis Jacq.; qualidade estrutural do solo; compactação do solo; estresse hídrico


PÁGINAS: 46
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Ciência do Solo
ESPECIALIDADE: Física do Solo
RESUMO:

Em áreas de cultivo de palma de óleo, a compactação do solo pelo uso contínuo de máquinas pesadas potencializa os efeitos da variação temporal de água no solo sobre a produtividade da cultura. Este trabalho objetivou avaliar o efeito do tráfego de máquinas e da variação temporal do conteúdo de água na qualidade física do solo e na produção da palma de óleo, através do Intervalo Hídrico Ótimo (IHO). Para isso, foi monitorada a qualidade física do solo na linha e entrelinha de cultivo de palma de óleo durante um período de 12 meses. O IHO e o período de estresse hídrico (WSD), no qual a planta foi submetida devido a variação sazonal de precipitação, foram relacionados com produção anual de cacho de fruto fresco (CFF). O tráfego de máquinas na entrelinha alterou negativamente a qualidade física do solo, principalmente, até 20 cm de profundidade. Porém, nesta posição o período crítico de estresse hídrico para a cultura foi maior do que na linha de cultivo até a profundidade de 60 cm. A produção foi melhor relacionada com as variações no IHO ou no WSD ocorridas na entrelinha nas camadas subsuperficiais. Os resultados do trabalho indicam que o IHO pode ser utilizado para indicar riscos em potencial da condição estrutural do solo em limitar a produção da palma de óleo, enquanto que, o WSD pode quantificar o período de estresse hídrico na qual foi submetida a cultura devido a variação temporal de água no solo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1551186 - HERDJANIA VERAS DE LIMA
Externo à Instituição - OSVALDO RYOHEI KATO - EMBRAPA
Externo à Instituição - SUELI RODRIGUES - USP
Externo ao Programa - 2121042 - SUZANA ROMEIRO ARAUJO
Notícia cadastrada em: 21/07/2014 11:36
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (91) 3210-5208 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa3.sigaa3