PPGAGRO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA ICA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: FÁBIO JÚNIOR DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FÁBIO JÚNIOR DE OLIVEIRA
DATA: 14/07/2017
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório da Pós-Graduação em Agronomia
TÍTULO:

DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA LEPROSE DOS CITROS E SEU VETOR E PLANO DE AMOSTRAGEM SEQUENCIAL PARA O ÁCARO DA LEPROSE DOS CITROS EM DOIS SISTEMAS DE CULTIVO DE CITROS.


PALAVRAS-CHAVES:

Brevipalpus spp. Geoestatística. Semivariograma. Krigagem. CiLV. Amostragem sequencial.


PÁGINAS: 97
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitossanidade
ESPECIALIDADE: Entomologia Agrícola
RESUMO:

O vírus da leprose dos citros (Citrus Leprosis Virus – CiLV), que é transmitido pelo ácaro da leprose dos citros Brevipalpus spp., destaca-se como um dos principais problemas fitossanitários encontrados no cultivo de citros. O objetivo deste trabalho foi caracterizar a distribuição espacial da leprose dos citros e seu vetor associados aos fatores abióticos em dois sistemas de cultivo de citros na amazônia brasileira. As áreas foram selecionadas através de levantamento prévio da ocorrência do vetor e da doença em pomares de laranja no município de Capitão Poço, Estado do Pará. Foram realizadas coletas em 112 plantas georreferenciadas em um talhão de citros em sistema de plantio em monocultivo e 112 plantas georreferenciadas em sistema consorciado em intervalos mensais no período de setembro de 2015 a maio de 2016. Com o auxílio de uma lupa de bolso, foi realizado a contagem do ácaro da leprose dos citros (Brevipalpus spp.) em 3 frutos, 3 ramos e 3 folhas da parte interna e externa da planta. A presença de plantas com sintomas de leprose dos citros foi avaliada visualmente em toda a copa da planta observando qualquer estrutura sintomática. Os dados climáticos foram coletados da estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) localizada no Campus da Universidade Federal Rural da Amazônia no município de Capitão Poço/PA. Verificou-se que os fatores climáticos estão correlacionados com a ocorrência do ácaro da leprose dos citros na região. A leprose dos citros, assim como seu vetor, apresentou distribuição agregada na maioria das avaliações. A partir dos mapas de krigagem conclui-se que não houve associação entre a infestação da leprose dos citros com seu vetor nos meses avaliados nos dois sistemas de cultivo.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1974748 - IVAN CARLOS FERNANDES MARTINS
Externo ao Programa - 882.369.272-53 - JAVIER DIAS PITA - IFPA
Externo à Instituição - NARA ELISA LOBATO RODRIGUES - UFRA
Presidente - 1356971 - PAULO ROBERTO SILVA FARIAS
Externo ao Programa - 346.562.888-88 - WALTER MALDONADO JÚNIOR - UNESP
Notícia cadastrada em: 12/07/2017 08:27
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (91) 3210-5208 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa2.sigaa2