PPGAGRO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA ICA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de DEFESA: DENIS DE PINHO SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DENIS DE PINHO SOUSA
DATA: 20/07/2016
HORA: 09:00
LOCAL: PREDIO DE SOLOS
TÍTULO:

 EFICIÊNCIA DO USO DA RADIAÇÃO SOLAR PELO FEIJÃO-CAUPI (Vígna unguiculata L.) SOB DIFERENTES REGIMES HÍDRICOS NAS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DO NORDESTE PARAENSE.


PALAVRAS-CHAVES:

Feijão Caupi, deficit hídrico, uso eficiente da radiação


PÁGINAS: 45
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Agrometeorologia
RESUMO:

O feijão-caupi (Vigna ungüiculada (L.) Walp.) exerce um papel importante na produção agrícola no Brasil, principalmente para as regiões norte e nordeste, onde é o alimento base das famílias mais pobres. O Nordeste do Pará é o polo produtivo de feijão-caupi no estado, onde tem se notado grande investimento dos produtores para a obtenção de cultivares mais adaptadas, incorporando tecnologia aos sistemas de produção. Entretanto, o caupi ainda apresenta uma média de produtividade baixa com apenas 366 kg ha-1, resultado de diversos fatores, como o manejo incorreto das sementes, baixa fertilidade dos solos e deficiência hídrica. Segundo Montheith (1977), existe uma relação muito forte entre a produção de massa seca e a radiação solar interceptada por uma cultura, podendo assim estimar sua produtividade. Essa relação é conhecida como eficiência do uso da radiação solar.Sob favoráveis condições edafoclimáticas e quando pragas e doenças deixam de ser fatores limitantes, a cultura passa a depender principalmente da taxa de interceptação de luz e da assimilação de dióxido de carbono. Portanto, o objetivo deste trabalho foi determinar a eficiência do feijão-caupi em interceptar e usar a radiação solar quando submetido a diferentes lâminas de irrigação nas condições climáticas do nordeste paraense. O experimento foi realizado na região nordeste do estado do Pará, no Município de Castanhal em uma área de 1,5 hectares localizada nas dependências da Fazenda Experimental da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) durante o segundo semestre de 2014. A semeadura foi realizada mecanicamente no dia 09 de setembro de 2014 utilizando-se a cultivar BR3-Tracuateua por ser a mais recomendada para a região. O delineamento experimental utilizando foi o de blocos ao acaso, com seis blocos e quatro tratamentos, que consistiram de diferentes níveis de disponibilidade de água no solo durante a fase reprodutiva do feijão caupi. As unidades experimentais consistiram de blocos medindo 22 x 24 m, separados por uma bordadura de 2 metros, todos contendo os quatro tratamentos. Os tratamentos com as diferentes lâminas de irrigação proporcionaram efeitos significativos nas variáveis morfológicas de índice de área foliar e matéria seca total do feijão-caupi, onde o tratamento T1 apresentou máxima produção de IAF e MSt, enquanto que tratamento T4 apresentou os menores valores. Os valores mais elevados de coeficiente de extinção de luz (k) foram observados nos tratamentos com maior disponibilidade de água, sendo que o tratamento T1 apresentou o maior valor e o tratamento T4 o menor valor. A eficiência do uso da radiação no feijão-caupi respondeu positivamente aos tratamentos com diferentes laminas de irrigação, pois quanto maior foi à aplicação de água, maior foram os valores de interceptação e utilização da radiação de forma eficiente.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALAILSON VENCESLAU SANTIAGO - EMBRAPA
Externo à Instituição - GABRIEL BRITO COSTA - NENHUMA
Interno - 1521814 - HUGO ALVES PINHEIRO
Presidente - 1356961 - PAULO JORGE DE OLIVEIRA PONTE DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 11/07/2016 15:23
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (91) 3210-5208 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa2.sigaa2