PPGAGRO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA ICA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de DEFESA: DIEGO LEMOS ALVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DIEGO LEMOS ALVES
DATA : 28/02/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Realizado por videoconferência
TÍTULO:

"FUNGOS ENTOMOPATOGÊNICOS ASSOCIADO A ADUBAÇÃO NO MANEJO PREVENTIVO DAS CIGARRINHAS DAS PASTAGENS E PROMOÇÃO DE CRESCIMENTO DO CAMPIM ELEFANTE CV. ROXO"


PALAVRAS-CHAVES:

Fungos entomopatogênicos, controle microbiano, promotores de crescimento.


PÁGINAS: 37
RESUMO:

Fungos entomopatogênicos são bioinsumos porque causam a redução populacional de diversas pragas sem causar danos ao ambiente e atuam também como promotores de crescimento de plantas. Na pecuária, uma das principais pragas é a cigarrinha das pastagens, que exige controle rápido para não afetar a alimentação do rebanho, uma vez que a cigarrinha injeta toxinas e seca o pasto. Objetivou-se avaliar a eficácia do manejo preventivo das cigarrinhas-das-pastagens, na cultura do capim elefante (Pennisetum purpureum Schum) cv. Roxo e a promoção de crescimento, através dos parâmetros biométricos e fisiológicos, após associação entre os fungos entomopatogênicos e adubação, no período chuvoso amazônico, quando ocorre o ataque das cigarrinhas. O bioensaio foi conduzido em campo experimental da Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA, município de Belém. O delineamento foi em blocos casualizados, com quatro repetições, com os seguintes tratamentos: T1 – Capim elefante sem adubação (Controle), T2 – Capim+ adubação, T3 – Capim + adubação + Metarhizium anisopliae, T4 – Capim + adubação + Beauveria bassiana, T5 – Capim + adubação + Pool de Trichoderma asperellum. Os fungos foram inoculados na concentração de 108 conídios/ml-1. As avaliações foram realizadas selecionando 1m² em cada parcela para a contagem do número de espumas contendo ninfas do inseto. Para as análises morfológicas das plantas e acúmulo de biomassa, foram avaliados os seguintes parâmetros: altura da planta, diâmetro do coleto, número de folhas, índice de robustez, além das matérias fresca e seca da parte aérea. As variáveis fisiológicas foram: fotossíntese líquida (A), transpiração (E), condutância estomática (gs), concentração interna de CO2 (CI) e eficiência de carboxilação (A/CI). Os dados foram submetidos a análise de agrupamento, conforme o grau de similaridade, resultando em três grupos compostos da seguinte forma: Grupo 1: (M. anisopliae + adubação), (B. bassiana + adubação) e (Pool de T. asperellum + adubação), o grupo 2 composto pela adubação isolada e grupo 3 composto pelo controle negativo, somente o capim. O grupo 1, apresentou maior ganho nos parâmetros morfológicos e fisiológicos. Quanto às cigarrinhas, houve diminuição de ninfas para os tratamentos: adubação isolada, M. anisopliae + adubação, B. bassiana + adubação, sendo os tratamentos com B. bassiana e M. anisopliae, os melhores em relação ao controle. Assim, fungos entomopatogênicos podem ser alternativas viáveis para o manejo preventivo das cigarrinhas-das-pastagem e promotor do crescimento em plantas de capim elefante cv. roxo.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - RONI DE AZEVEDO - EMBRAPA
Externo à Instituição - RUY GUILHERME CORREIA - SEDUC/PA
Presidente - 3266519 - TELMA FATIMA VIEIRA BATISTA
Externo ao Programa - 1331235 - THIAGO CARVALHO DA SILVA
Notícia cadastrada em: 26/02/2023 18:05
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (91) 3210-5208 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa1.sigaa1