PPGAGRO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA ICA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de QUALIFICAÇÃO: VICENTE SANTOS DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VICENTE SANTOS DE SOUSA
DATA : 25/10/2022
HORA: 14:00
LOCAL: UFRA-Belém
TÍTULO:

MATERIA ORGÂNICA PARA ENRIQUECIMENTO DO ESTÉRIL EMPREGADO NA CONSTRUÇÃO DE TECNOSSOLO EM ÁREA MINERAÇÃO DE BAUXITA


PALAVRAS-CHAVES:

Mineração; recuperação de áreas mineradas; topsoil, resíduos orgânicos; solos de mina; estrutura do solo, solos construídos.


PÁGINAS: 54
RESUMO:

Um dos maiores gargalos da mineração de bauxita é garantir o reflorestamento das áreas lavradas, principalmente devido à baixa disponibilidade de nutrientes do solo que é construído a partir do deslocamento e deposição de materiais vindos dos antigos horizontes B e C do Latossolo original, os quais são denominados de estéril e comumente são deficientes em matéria orgânica e apresentam também baixa fertilidade natural. Na busca por alternativas de melhoria das condições físicas e químicas do estéril, o objetivo deste trabalho é encontrar a melhor dose e fonte de material orgânico a ser incorporada ao substrato mineral para a formulação de um tecnossolo que possa garantir o estabelecimento inicial da cobertura vegetal e ser utilizado na recuperação das áreas mineradas. Sete tratamentos com cinco repetições cada foram instalados em blocos casualizados: aplicação de substrato orgânico desidratado provenientes dos refeitórios da mineração em dosagens de 10, 20 e 40 t/ha, aplicação de madeira em decomposição em dosagens de 10, 20 e 40 t/ha e o tratamento controle sem aplicação de matéria orgânica. Como cobertura vegetal foi empregado o Cajanus cajan que terá seu crescimento avaliado a partir da altura total e biomassa aérea. Além disso, os atributos físicos (densidade do solo, porosidade total e estabilidade de agregados em água), químicos (C.O., N-total, pH, Ca2+, Mg2+, K+, Al3+, acidez potencial, CTC potencial, CTC efetiva, V% e m%) e estoque do carbono do solo serão avaliados. A análise estatística será realizada a partir de modelos lineares generalizados (glm) com duas variáveis preditoras (fonte e dosagem de matéria orgânica) para cada variável resposta (parâmetros de crescimento da Cajanus cajan e atributos do solo).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1552048 - NORBERTO CORNEJO NORONHA
Interno - 030.493.086-56 - SILVIO JUNIO RAMOS - ITV
Externa ao Programa - 1741065 - VANIA SILVA DE MELO
Externa à Instituição - SUELI RODRIGUES - UFPI
Notícia cadastrada em: 23/10/2022 18:42
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (91) 3210-5208 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa2.sigaa2