PPGAGRO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA ICA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de DEFESA: LETÍCIA CUNHA DA HUNGRIA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LETÍCIA CUNHA DA HUNGRIA
DATA : 27/10/2022
HORA: 09:00
LOCAL: meet.google.com/dap-gpcb-twj
TÍTULO:

"DOSES DE BIOCARVÃO DE RESÍDUOS DA PRODUÇÃO DE ÁGUA DE COCO ADICIONADAS À UREIA PARA MITIGAÇÃO DA LIXIVIAÇÃO DE NITROGÊNIO EM SOLOS"


PALAVRAS-CHAVES:

resíduos da cocoinocultura; termodegradação; capacidade adsortiva; liberação de N; solo argiloso.


PÁGINAS: 55
RESUMO:

A cocoinocultura é uma grande geradora de resíduos, principalmente a casca de coco verde, resultante da produção de água de coco nas agroindústrias. Esses resíduos podem ser convertidos em biocarvão (BC), produto carbonáceo, a partir da termodegradação da biomassas. Quando adicionado à ureia, o BC pode constituir alternativa sustentável de aproveitamento desses resíduos e como potencial mitigador das perdas de nitrogênio (N) pelo processo de lixiviação, quando aplicados ao solo, melhorando assim a qualidade edáfica. Neste contexto, os objetivos foram: caracterizar BCs de resíduos da casca do coco verde produzidos a 400, 500, 600 e 700 °C, avaliar a capacidade de adsorção de amônio (N-NH4+) e nitrato (N-NO3-) em solução, dos BCs produzidos nas temperaturas de 400 e 700 °C; e avaliar o efeito de doses de BC adicionadas à ureia sobre a lixiviação de N-NO3- e N-NH4+ em dois solos de texturas diferentes (180 e 880 g kg-1). A elevação de temperatura para 700 °C produziu BCs mais alcalinos (pH=10,8) e com pHPCZ duas vezes maior comparado ao produzido a 400 °C. Em temperaturas mais altas, BCs apresentaram maiores concentrações de K e Ca. Os BCs produzidos em menores temperaturas têm maiores rendimentos, conteúdo de material volátil e carbono fixo. A CTC e a CTA foram aumentadas em 2 e 4 vezes em BCs produzidos a temperatura de 700 °C, que exibiu capacidade máxima em adsorver N-NH4+ e N-NO3- superiores a 17 e 70%, respectivamente, quando comparado aos BCs produzidos a 400 °C. O BC produzido a 700 °C, por ter apresentado maior capacidade de adsorção de N e melhores características físico-químicas foi utilizado no teste de lixiviação. Foram utilizados duas doses de ureia, 200 mg kg-1 (100%) e 100 mg kg-1 de solo (50%) como unidades experimentais controles, para serem adiciodas ao BC. Os tratamentos foram os seguintes: 50% (T1) e 100% (T8) da dose de ureia, 50% de ureia + 10% de BC (T2), 50% de ureia + 20% de BC (T3), 50% de ureia + 30% de BC (T4), 100 % de ureia + 10% de BC (T5), 100% de ureia + 20% de BC (T6), 100% de ureia + 30% de BC (T7). Após a aplicação dos tratamentos nos solos, foram realizados os eventos de lixiviação após 3, 7, 14, 21 e 28 dias, sendo o material lixiviado coletado para posterior análise de concentração de N-NH4+ e N-NO3-. Os resultados demonstram que a utilização de BC enriquecido com ureia (tratamentos T4 e T6), reduziram em até 20 e 90%, respectivamente, a lixiviação de N-NH4+ durante os 28 dias de avaliação, comparativamente aos seus respectivos tratamentos controles em solo muito argiloso, e 30 e 50% em solo de textura predominantemente arenosa. Redução para a lixiviação de N-NO3-, nos tratamentos T4 e T6, também foi observada. O produto da adição de biocarvão da casca do coco verde produzido a 700 ºC na composição de fertilizantes minerais, particularmente a ureia, configura-se em material com alto potencial para a mitigação das perdas de N inorgânico nos solos, independente da textura.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6388356 - ANTONIO RODRIGUES FERNANDES
Externa à Instituição - EDNA SANTOS DE SOUZA - UNIFESSPA
Externo à Instituição - JAMIL CHAAR EL-HUSNY - EMBRAPA
Externo à Instituição - MICHEL KEISUKE SATO - IFPA
Externo à Instituição - RAPHAEL MARICHAL - CIRAD
Notícia cadastrada em: 21/10/2022 11:55
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (91) 3210-5208 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa3.sigaa3