PPGAGRO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA ICA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de DEFESA: RUBSON DA COSTA LEITE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RUBSON DA COSTA LEITE
DATA : 29/08/2022
HORA: 09:00
LOCAL: meet.google.com/txt-okzv-xjy
TÍTULO:

"CRESCIMENTO, RENDIMENTO DE GRÃOS E RENTABILIDADE DE SOJA (Glycine max L. Merril) COINOCULADA  COM MICRORGANISMOS PROMOTORES DE CRESCIMENTO DE PLANTAS"


PALAVRAS-CHAVES:

Bacillus amyloliquefaciens, Bradyrhizobium, Glycine max, Trichoderma asperellum.


PÁGINAS: 150
RESUMO:

A necessidade de nitrogênio da soja é atendida pela simbiose com cepas elite de Bradyrhizobium, aplicadas através da inoculação de sementes durante a semeadura. Diversas pesquisas têm buscado potencializar os benefícios dessa associação através da coinoculação da soja com outros microrganismos benéficos. Adicionalmente, a Amazônia é reconhecida como um bioma rico em microrganismos com potenciais benefícios às plantas. Diante disso, estabeleceu-se a hipótese de que a coinoculação de plantas de soja pode ser estendida a outros microrganismos promotores de crescimento, promovendo benefícios aos indicadores de produtividade, rentabilidade,  além de possibilitar a melhoria do crescimento em solo com resíduo de mineração incorporada. Estudos de campo e casa de vegetação foram conduzidos durante os anos de 2020 e 2021 nos municípios de Paragominas e Belém, no estado do Pará. Inicialmente, experimentos foram realizados para avaliar o potencial de uso de produtos comerciais para coinoculação da soja em alternativa a adubação fosfatada. Em seguida, buscamos potencializar o uso da coinoculação utilizando cepas regionalizadas de microrganismos benéficos isolados da região amazônica brasileira. Por fim, testamos a capacidade dos microrganismos regionalizados em associação com baixas quantidades de lama vermelha, um subproduto da produção de alumínio. A coinoculação com produtos comerciais a base de cepas de Bacillus e micorriza arbuscular promoveu o aumento de rendimento e rentabilidade da soja. Já o uso de cepas regionalizadas (Trichoderma asperellum e Bacillus amyloliquefaciens) promoveu aumento do volume radicular das plantas, rendimento, número de vagens, ramos reprodutivos, altura da planta e o lucro líquido, em comparação com a inoculação padrão. Quanto a associação de coinoculação com lama vermelha, a interação do resíduo com a coinoculação promoveu mudanças na arquitetura radicular, elevando o percentual de raízes finas (<1 mm) em comprimento e volume. Por outro lado, as cepas regionalizadas coinoculadas não influenciaram sobre as trocas gasosas das plantas de soja.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1551252 - GISELE BARATA DA SILVA
Interno - 1065086 - GLEDSON LUIZ SALGADO DE CASTRO
Externo à Instituição - HÉLIO BANDEIRA BARROS - UFT
Interno - 1743866 - MARCOS ANTONIO SOUZA DOS SANTOS
Externa à Instituição - MARIANGELA HUNGRIA DA CUNHA - EMBRAPA
Notícia cadastrada em: 25/08/2022 14:45
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (91) 3210-5208 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa3.sigaa3