Juventude e educação profissional rural: percepções e trajetórias de jovens egressos de cursos técnicos no município de Cametá, Nordeste Paraense.
Educação rural, Agricultura familiar, Capital humano, Desenvolvimento rural
As orientações políticas acerca da educação técnica rural vêm mostrando a necessidade de se melhorar a qualidade desse modelo de educação no Brasil, onde as políticas de educação formuladas e implementadas para o meio rural tem sido marcadas por ações descontínuas e que não observam as características diferenciadoras entre o rural e o urbano. O objetivo do trabalho é analisar as percepções e trajetórias de jovens egressos de cursos técnicos da área de ciências agrárias ofertados em instituições localizadas no município de Cametá, Nordeste Paraense. A pesquisa envolverá análise documental a partir da consulta aos Projetos Pedagógicos dos cursos técnicos (PPCs) ofertados em instituições sediadas em Cametá e entrevistas aos gestores dessas instituições. Também serão realizadas entrevistas a uma amostra de egressos, visando avaliar suas trajetórias e percepções quanto à formação recebida e ao mercado de trabalho no meio rural. Os resultados dessa pesquisa serão importantes como subsídio para o aperfeiçoamento da política de educação técnica rural e para reflexões sobre a efetividade desse modelo educacional.