PPGAGRO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA ICA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de QUALIFICAÇÃO: MATHEUS YAN FREITAS SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MATHEUS YAN FREITAS SILVA
DATA : 12/11/2021
HORA: 08:00
LOCAL: PPGAGRO
TÍTULO:

APLICAÇÃO DE MICRORGANISMOS PROMOTORES DO CRESCIMENTO DURANTE A GERMINAÇÃO E ESTABELECIMENTO DE PLANTA JOVEM DO COQUEIRO (Cocos nucifera L.).


PALAVRAS-CHAVES:

Bacillus cereus. Trichoderma spp. germinação. trocas gasosas.


PÁGINAS: 50
RESUMO:

O coqueiro (Cocos nucifera L.) é uma das espécies tropicais de maior relevância para o mundo, devido à grande variedade de subprodutos oriundas do seu cultivo e beneficiamento. O processo de obtenção de mudas possui falhas devido a heterogeneidade das plantas matriz para a obtenção das sementes além de barreiras físicas impostas pelas próprias sementes. Essas características inviabilizam uma padronização e uniformidade da germinação e emergência das plântulas em condições de campo. Uma estratégia para atenuar essas situações são o uso de microrganismos promotores de crescimento na fase de pré-viveiro, pois estas interações têm a capacidade de incrementar o crescimento e a qualidade das plantas jovens na fase de emergência além de atender as necessidades das políticas sustentáveis na produção agrícola. Diante disso, a hipótese do estudo é de que uma espécie de rhizobactéria Bacillus cereus e três isolados fúngicos do gênero Trichoderma spp. potencializem o vigor e emergência das sementes de coqueiro híbrido e induzem plantas mais robustas. O experimento foi conduzido em viveiro comercial na cidade de Moju-PA e no Laboratório de Proteção de Plantas (LPP/UFRA) em Belém-PA, onde foram feitas a produção dos microrganismos. Sementes de coqueiro híbrido (PB-141) foram submetidas a 4 tratamentos: controle, Bacillus cereus, Trichoderma spp. e mix (Bacillus cereus + Trichoderma spp.)  durante o período de 3 meses, avaliando-se semanalmente os parâmetros de emergência e parâmetros biométricos, além dos parâmetros fisiológicos e acúmulo de biomassa seca ao final do ensaio. A aplicação de microrganismos promotores de crescimento estimulou o processo germinativo, aumentando o vigor e a precocidade de obtenção de mudas de coqueiro. Os bioestimulantes induziram aumentos de até 14% na germinação; 18-23% no índice de vigor; 11-21% na assimilação líquida de CO2 e 29,5% na biomassa radicular, onde neste foi mais expressivo o efeito dos bioestimulantes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1551252 - GISELE BARATA DA SILVA
Externa à Instituição - AUXILIADORA OLIVEIRA MARTINS - UFV
Externa à Instituição - ALINE FIGUEIREDO CARDOSO - ITV
Externo à Instituição - FABIO LOPES OLIVARES - UENF
Notícia cadastrada em: 04/11/2021 15:13
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (91) 3210-5208 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa2.sigaa2