PPGAGRO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA ICA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS Teléfono/Ramal: No informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELA CRISTIANE FERREIRA RÊGO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCELA CRISTIANE FERREIRA RÊGO
DATA: 01/07/2016
HORA: 14:00
LOCAL: Auditorio de pos graduacao em Agronomia
TÍTULO:

RESPOSTAS FISIOLÓGICAS, BIOQUIMICAS E ANATÔMICAS EM PLANTAS DE ARROZ INDUZIDAS POR BIOPROMOTORES E SUBMETIDAS AO ESTRESSE HÍDRICO.


PALAVRAS-CHAVES:

Arroz, rizobactérias, déficit hídrico, Burkholderi apyrrocinia, Pseudomonas fluorescens.


PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitossanidade
ESPECIALIDADE: Microbiologia Agrícola
RESUMO:

O déficit hídrico, é o estresse abiótico que causa maiores problemas ao cultivo de arroz, e os danos ao crescimento causado pelos veranicos agravam este problema, deste modo, conhecer comportamento de plantas de arroz, tratadas com as rizobactérias Burkholderi apyrrocinia (BRM-3213) e Pseudomonas fluorescens (BRM-3211), quando submetidas ao déficit hídrico são necessárias para orientam práticas fitotecnias sustentáveis e diminuir os problemas causados pelo estresse. As rizobactérias foram submetidas aos estresses abióticos temperatura aos 30, 35 e 40 151 oC, salinidade com e sem NaCl 7% e déficit hídrico 0, -0.2, -0.4, - 0.6, -0.8, -1.0 e -1.2 Mpa com 10 repetições e avaliado o crescimento. E as plantas de arroz submetidas ao déficit hídrico foram avaliados: Índice de deficiência hídrica (IDH), água evapotranspirada, massa seca e comprimento da planta, área foliar, teor relativo de clorofila, massa seca e comprimento da raiz, biomassa e comprimento da planta, diametro da raiz e do cilindro vascular, espessura do cortex, número de metaxilema e protoxilema, pigmentos fotossintéticos, taxa de assimilação líquida de carbono (A), condutância estomática (gs), taxa de transpiração (E), razão entre concentração intercelular e ambiente de CO2 (Ci/Ca), eficiência do uso da água (WUE), conteúdo relativo de água (CRA), potencial hídrico antemanhã. Com quatro vasos por tratamento (BRM-3213, BRM-3211, e controle com água) e cinco plantas em cada vaso, cada tratamento submetido a quatro índices de deficiência Hídrica (IDH) 1, 0.7, 0.5 e 0.3. O rizobactérias foram tolerantes aos estresses abióticos de: salinidade, temperatura e seca, e promoveram tolerância em planta e arroz submetidas ao estresse hídrico, e mesmo ao atingir a lâmina crítica de 63 % da capacidade de campo, as plantas com rizobactérias apresentaram incremento de: biomassa, teor relativo de clorofila, massa seca e comprimento da raiz. As rizobactérias induzem a tolerância a déficit hídrico nas plantas, as duas rizobactérias induziram aumento de clorofila a, clorofila b, e Clorofila a+b, e melhoraram a (A), (gs), (E), (Ci/Ca), em restrição hídrica de 30 % da (CC), a BRM-3211 alterou benéficamente a morfo-anatômia, WUE e CRA e potencail hídrica antemanhã, em plantas tratadas com BRM-3211 em LAS de 70 % da CC, foram mais eficientes no uso da água e resententes ao estresse.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1551252 - GISELE BARATA DA SILVA
Externo à Instituição - ANNA CRISTINA LANNA - EMBRAPA
Externo à Instituição - FABIO LOPES OLIVARES - EMBRAPA
Externo à Instituição - MARCOS ANTONIO SOARES - UFMT
Notícia cadastrada em: 28/06/2016 09:56
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (91) 3210-5208 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa2.sigaa2