TURISMO RURAL ASSOCIADO À CACAUICULTURA: PERCEPÇÕES DE STAKEHOLDERS NA REGIÃO DA TRANSAMAZÔNICA, ESTADO DO PARÁ
Economia regional, Turismo rural, Amazônia.
O Turismo Rural tem se destacado como estratégia para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico, gerar renda adicional para agricultores e comunidades rurais e diversificar a economia local. A pesquisa buscou identificar os principais stakeholders que compõem o trade turístico da região da Transamazônica, estado do Pará, com o objetivo de analisar as percepções desses atores, referente a competitividade do turismo rural associado a cacauicultura, com vistas a identificar as potencialidades e dificuldades enfrentadas para o seu desenvolvimento. Foram aplicados questionários semiestruturados com perguntas abertas e fechadas a 56 stakeholders, incluindo produtores de cacau, operadores turísticos, representantes de instituições financeiras, de educação e do setor de serviços. Os questionários abordaram sete blocos de perguntas, que incluíam o perfil dos entrevistados, infraestrutura geral, condições de acesso, serviços turísticos, atrativos, políticas públicas e marketing. Os resultados revelam que, embora haja um reconhecimento das potencialidades do turismo rural na região, os stakeholders também enfrentam desafios significativos. Entre as dificuldades destacadas estão a falta de infraestrutura adequada, a necessidade de capacitação dos envolvidos, a carência de políticas públicas efetivas que apoiem o desenvolvimento do turismo rural e uma maior integração entre os diferentes setores envolvidos. Conclui-se que para o sucesso do turismo rural associado à cacauicultura, é fundamental implementar melhorias nas condições de infraestrutura e serviços, a colaboração entre os diversos atores do trade turístico, a promoção de políticas públicas direcionadas ao setor, além de fomentar a capacitação dos stakeholders para superar os desafios identificados e potencializar o desenvolvimento do turismo rural na Transamazônica.