Bactérias endofíticas Klebsiella: Revisão sistemática/meta-análise e análise genômica do potencial na promoção do crescimento vegetal e no biocontrole de patógenos
Bactérias endofíticas Klebsiella, Promoção do crescimento vegetal; Revisão sistemática/meta-análise, Sequenciamento genômico.
Bactérias do gênero Klebsiella são amplamente conhecidas na área médica, contudo seu potencial na agricultura é pouco explorado. Neste sentido, no presente estudo foi realizada uma revisão sistemática e meta-análise para investigar os efeitos de bactérias endofíticas Klebsiella na promoção do crescimento de plantas. Um total de 39 estudos relevantes, publicados entre 2012 e 2024, foram identificados com base em critérios rigorosos de inclusão e exclusão. A análise revelou que Klebsiella sp., K. pneumoniae e K. variicola são espécies cosmopolitas com versatilidade funcional na produção de fitohormônios, solubilização de nutrientes e controle de patógenos em sistemas agrícolas em zonas tropicais e temperadas. Os dados mostraram também uma correlação significativa entre o uso de bactérias Klebsiella e o crescimento das plantas, destacando o impacto positivo no controle de patógenos agressivos. Além disto, no presente estudo foi realizada a caracterização da bactéria K. pneumoniae (isolado 29Y), previamente isolada de raízes de mandioca (Manihot esculenta), por meio do sequenciamento genômico. Os resultados preliminares mostraram um genoma maior que 5 megabases, e a presença de genes potencialmente relacionados à promoção do crescimento vegetal, incluindo fixação do nitrogênio. Também foi possível realizar uma identificação mais precisa deste isolado, classificado inicialmente como K. pneumoniae, mas que com os dados do sequenciamento genômico provavelmente será redefinido como K. variicola, espécie com maior potencial na área agrícola.