AGRICULTURA URBANA, SEGURANÇA ALIMENTAR E OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM TRES MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM
Agricultura Urbana. Segurança Alimentar. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Agenda 2030. Região Metropolitana de Belém.
A tese teve como foco a agricultura urbana, segurança alimentar e os objetivos de desenvolvimento sustentável, tendo como objetivo geral, analisar a agricultura urbana no contexto da segurança alimentar e dos objetivos de desenvolvimento sustentável em três municípios da região metropolitana de Belém. A metodologia inicia com visitas aos estabelecimentos agrícolas para apresentação do projeto de pesquisa, facilitando a assinatura da garantia de consentimento livre e esclarecido. Na segunda fase foi colhida a informação individual às assertivas do questionário em escala Likert. No terceiro momento foi produzida relação de interação no próprio ambiente de trabalho para coletar impressões que contribuíram para o estudo, usando a técnica da observação participante. Na quarta fase os dados foram incluídos em planilha eletrônica e em relatórios de campo para possibilitar a produção da quinta e última fase, que foi o procedimento de análise estatística e discussão dos resultados encontrados. As visitas de campo ocorreram no período de novembro de 2023 a fevereiro de 2024. A organização dos produtores se estabelece pela participação em três associações, uma cooperativa agrícola, três comunidades, três ilhas e 15 bairros. Dos 120 produtores entrevistados, 59 eram mulheres e 61 homens. Os critérios dos questionários foram mais bem analisados quando somados a utilização da técnica da observação participante numa relação de interação no ambiente de trabalho. Na etapa estatística os critérios para análise e comparação de dados, iniciam com a organização em planilha eletrônica e, posteriormente submetidos à análise fatorial multivariada (AFM). A análise de variância e o teste de Tukey foram realizados com o auxílio do programa estatístico SPSS 20. Os resultados mostram contribuições da agricultura urbana para a segurança alimentar e nutricional e apontam que é uma estratégia fundamental para atingir 12 dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável. No entanto, nos municípios de Ananindeua, Belém e Marituba, apesar de a agricultura urbana oferecer benefícios nutricionais, econômicos e ambientais às suas populações, que podem acessar variados tipos de produtos ambientalmente sustentáveis, é fato que existe um grande caminho a ser percorrido pelos gestores públicos, iniciativa privada, terceiros setor e cidadãos para realizarem as metas da Agenda 2030 da ONU.