PPGAGRO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA ICA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS Teléfono/Ramal: No informado

Banca de DEFESA: MARIA ANDRESSA FERNANDES GONÇALVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA ANDRESSA FERNANDES GONÇALVES
DATA : 31/05/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Por videoconferência
TÍTULO:

"BIOCHAR MITIGATES THE DELETERIOUS EFFECTS ON BIOMASS IN SOYBEAN PLANTS EXPOSED TO WATER DEFICIT, ENHANCING LEAF DEVELOPMENT, STOMATAL REGULATION AND GAS EXCHANGE"


PALAVRAS-CHAVES:

Seca; Euterpe oleraceaGlycine max; Crescimento; Condicionador do solo


PÁGINAS: 50
RESUMO:

A seca é o principal fator limitante global para a produção agrícola e as plantas de soja são sensíveis aos déficits hídricos. Estratégias de gestão têm sido estudadas para melhorar o rendimento em áreas de déficit hídrico. A aplicação de biochar (BC) melhora as propriedades físicas e químicas dos substratos, aumentando a retenção de água e a biodisponibilidade de nutrientes. Este estudo teve como      objetivo investigar se a aplicação de BC derivado de resíduos da agroindústria de açaí poderia mitigar os efeitos deletérios do déficit hídrico nas plantas de soja. O experimento foi randomizado utilizando cinco proporções de BC [0,0, 2,5, 5,0, 7,5 e 10,0% (m/m)] obtidas a partir da pirólise de sementes de Euterpe oleracea a 700 °C. Em geral, o BC proporcionou os melhores resultados na concentração de 10% (m/m). BC modulou positivamente os mecanismos estomáticos de plantas submetidas ao déficit hídrico, com aumento da densidade e funcionalidade estomática detectada em ambas as faces. Esse condicionador de solo beneficiou o desempenho fisiológico, promovendo aumentos significativos na taxa fotossintética líquida (17%), na eficiência do uso da água (88%) e na eficiência instantânea de carboxilação (179%), além de minimizar os efeitos deletérios do déficit hídrico nas trocas gasosas, devido aos benefícios da regulação estomática. O uso de BC induziu aumentos significativos na biomassa, incluindo matéria seca de folhas (41%), matéria seca de raízes (36%) e matéria seca total (83%). Este estudo comprovou que o BC desempenha papel essencial na disponibilidade hídrica do substrato, favorece o desenvolvimento foliar e melhora o desempenho da maquinaria fotossintética em plantas de soja submetidas ao déficit hídrico.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1803899 - ALLAN KLYNGER DA SILVA LOBATO
Externo à Instituição - FLÁVIO JOSÉ RODRIGUES CRUZ - IFAP
Externo à Instituição - JOÃO RODRIGO COIMBRA NOBRE - UEPA
Externa à Instituição - MARIA ANTONIA MACHADO BARBOSA - UEMG
Notícia cadastrada em: 29/05/2024 19:18
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (91) 3210-5208 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa1.sigaa1