DINÂMICA POPULACIONAL E RESISTÊNCIA DE CULTIVARES DE SOJA À LAGARTA FALSA-MEDIDEIRA Chrysodeixis includens (WALKER, 1858) (LEPIDOPTERA: NOCTUIDAE), NO SUDESTE PARAENSE.
Pseudoplusia icludens, Falsa-Medideira, Fatores Abióticos, Resistência de Plantas a Insetos, Manejo Integrado de Pragas (MIP), Geostatística, Glicine max
O estado do Pará se configura em uma zona de expansão de grãos, onde o Polo de Paragominas é responsável por 70% dos grãos (principalmente soja, milho e arroz) produzidos no estado. Entre os insetos pragas que mais preocupam os produtores de soja no estado, a lagarta falsamedideira Chrysodeixis (=Pseudoplusia) includens, merece destaque dada sua dificuldade de controle e faltam conhecimentos básicos para a implantação de um manejo adequado na região amazônica. Desse modo, os principais objetivos visam avaliar a dinâmica populacional de C. includens, e a resistência de cultivares de soja no Estado do Pará. A área experimental está localizada no município de Paragominas onde serão realizados testes de campo. Será avaliada a dinâmica populacional de C. includens em três safras consecutivas (2015/2016 e 2016/2017), correlacionando a influência de fatores abióticos e sua distribuição espaço-temporal com o uso da Geoestatística. Para tal será realizada amostragens semanais com uso do pano de batida. Será avaliada, também, a resistência de cultivares de soja a lagarta-falsa-medideira, aja visto, a carência de estudos dessa natureza para a área em questão. Para tal será feito testes a campo com os cultivares (± 20) plantados na região, convencionais e transgênicos (tecnologia Bt).