Estratégias de inovação e comercialização nas feiras da agricultura familiar em Paragominas- PA
agronegócio; cadeias produtivas; políticas agrícolas; gestão
As feiras livres são consideradas um dos principais canais de distribuição e comercialização dos produtos da agricultura familiar no Brasil. Nas feiras ocorrem a realização de negócios, gerando trabalho, renda e reprodução social aos agricultores familiares e, para os consumidores garantem alimentos frescos, saudáveis e diferenciados com preços acessíveis, contribuindo desta forma para a segurança alimentar e valorização da produção local. O objetivo da dissertação é comparar os modelos de negócios, estratégias de comercialização e inovação adotados pelos feirantes que atuam nas feiras livres da agricultura familiar no município de Paragominas. Nesta perspectiva busca-se identificar os principais atributos das feiras livres, bem como as preferências e relações do consumidor para com elas. O levantamento de dados ocorrerá por meio de questionários semiestruturados aplicados aos feirantes atuantes em quatro feiras no município de Paragominas e com consumidores locais. Os dados obtidos serão analisados por meio da análise fatorial exploratória, no qual as variáveis coletadas serão agrupadas em fatores para elaboração de um índice de inovação para os feirantes. Espera-se que os resultados desse trabalho possam contribuir no fomento de políticas públicas na promoção de melhorias das feiras livres da agricultura familiar.