PPGAGRO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA ICA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS Teléfono/Ramal: No informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: DAYNARA COSTA VIEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAYNARA COSTA VIEIRA
DATA: 21/12/2016
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório PPAGRO/UFRA
TÍTULO:

CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA E COMPORTAMENTO FISICOHÍDRICO DE SOLOS COM HORIZONTE ANTRÓPICO-TPA EM ÁREAS DE DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE FRAGMENTOS CERÂMICOS.


PALAVRAS-CHAVES:

Terra Preta Arqueológica; fragmentos cerâmicos; solos antrópicos


PÁGINAS: 38
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Ciência do Solo
ESPECIALIDADE: Física do Solo
RESUMO:

Na Amazônia existem áreas de solos afetadas consideravelmente pelo homem pré histórico, estas áreas são caracterizadas pela coloração escura, restos de material arqueológico (fragmentos cerâmicos e de artefatos líticos). Tais solos são conhecidos como Terra Preta Arqueológica (TPA), Terra Preta de Índio ou Terra Preta (Kern & Kampf, 1989). Estes solos geralmente apresentam alta fertilidade, elevados teores de P, Ca, Mg, Zn, Mn, e teor elevado de matéria orgânica estável. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar as propriedades morfológicas e detalhar o comportamento das propriedades físico-hídrica de um sitio arqueológico localizado as margem do Rio Xingu na região do baixo Xingu, Pará. Para isso foram coletadas amostras deformadas e indeformadas de quatro áreas distintas de um sitio arqueológico afim de se avaliar o comportamento da principais propriedades do solo nas diferente áreas de ocupação e concentração de material arqueológico do mesmo. Para isso foram determinou-se, granulometria, densidade do solo (Ds), densidade da partícula; curva de retenção de água no solo (CRAS), porosidade total, Resistencia a penetração (RP) e estabilidade de agregados via percolação de água. Visando com isso, ampliar os conhecimentos de sítios Arqueológicos de terra preta na Região Amazônia a fim de subsidiar trabalhos de manejo e recuperação de solos degradados. Os resultados demonstraram que houve a dominância da fração areia nas áreas estudadas sendo os solos classificados com textura franco argilo arenosa. As áreas com maiores concentrações de materiais cerâmicos e presença de horizonte antrópico apresentaram um acentuada qualidade física e estrutural quando comparada ao respectivo solo adjacente demonstrando com isso uma relação entre o conteúdo de materiais cerâmico e as propriedades físicas do solo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1551186 - HERDJANIA VERAS DE LIMA
Externo à Instituição - KATIANE RAQUEL MENDES BARROS - UFRA
Externo à Instituição - MILENA CARVALHO DE MORAES - MPEG
Externo ao Programa - 2127339 - PEDRO DANIEL DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 16/12/2016 10:44
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (91) 3210-5208 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa2.sigaa2