Identificação de bactérias endofíticas isoladas de raízes de mandioca (Manihot esculenta Crantz) com potencial aplicação na agricultura
Bactérias endofíticas, Gene16S rRNA, Promoção do crescimento de plantas, Controle biológico, Phytopythium sp., Bacteriose da mandioca.
A mandioca é uma cultura de grande importância para a agricultura brasileira e mundial, mas seu cultivo vem enfrentando graves problemas com doenças, como a bacteriose da causada por Xanthomonas axonopodis pv. manihots e a podridão radicular ocasionada por Phytopythium sp. Devido a esses problemas, as bactérias endofíticas são microrganismos que habitam o interior da planta sem causar danos aparentes ao hospedeiro e exercem vários efeitos benéficos, como a supressão de doenças e a promoção do crescimento das plantas através de mecanismos diretos ou indiretos. O objetivo deste trabalho foi isolar bactérias endofíticas de raízes sadias de mandioca e caracterizar quanto ao potencial em promover o crescimento de plantas, assim como avaliar a atividade inibitória dessas bactérias contra P. sp. e X. a. pv. manihots. No total, foram obtidos 21 isolados de bactérias endofíticas de raízes sadias de mandioca, dos quais 80% produziram AIA em meio com acréscimo de L-triptofano, 33% solubilizaram fosfato inorgânico e 23,8% produziram sideróforos. Seis isolados, 19Y, 21Y, 23Y, 26Y, 29Y e 4W, apresentaram mais de 30% de atividade inibitória contra P. sp., e dois isolados, 26Y e 29Y, inibiram X. a. pv. manihots, in vitro. Seis isolados (15Y, 16Y, 23Y, 4W, 26Y e 29Y) foram ainda caracterizados em ensaios de inoculação de plantas de mandioca em casa de vegetação, visando o efeito desses isolados na redução da severidade da bacteriose da mandioca. Todos os isolados reduziram a severidade da doença em condições de casa de vegetação. Quatro isolados foram testados por análise de ensaios de inoculação em plantas de mandioca e dois em sementes de feijão-caupi. Todos os isolados testados promoveram o crescimento de plantas de mandioca e feijão-caupi. Com base no sequenciamento do gene 16S rRNA, os oito isolados endofíticos foram identificados como pertencentes a dois gêneros: Bacillus e Klebsiella. 16Y, 23Y e 4W pertencem à mesma espécie, Bacillus aryabhattai, 15Y a Bacillus cereus e 26Y e 29Y também pertencem à mesma espécie Klebsiella pneumoniae. B. aryabhattai foi relatado pela primeira vez como endófito de mandioca. As bactérias endofíticas isoladas de raízes saudáveis de mandioca são um importante recurso biológico para a agricultura moderna, devido aos efeitos benéficos dos endófitos no biocontrole de fitopatógenos e na promoção de crescimento de plantas.