PPGAGRO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA ICA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS Phone: Not available

Banca de QUALIFICAÇÃO: DIEGO LEMOS ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DIEGO LEMOS ALVES
DATA : 06/09/2022
HORA: 15:00
LOCAL: Sala A - Prédio de Solos
TÍTULO:

"MANEJO PREVENTIVO DO CAPIM ELEFANTE (Pennisetum purpureum Schum) COM FUNGOS ENTOMOPATOGÊNICOS VISANDO O CONTROLE DA CIGARRINHAS-DAS-PASTAGENS"


PALAVRAS-CHAVES:

Fungos entomopatogênicos, controle microbiano, promotores de crescimento, Metarhizium anisopliae


PÁGINAS: 30
RESUMO:

Fungos entomopatogênicos são importantes agentes de biocontrole por causar a redução populacional de diversas pragas sem causar danos ao ambiente, além de recentemente serem atribuídos como estimulantes de crescimento em plantas. Assim, objetivou-se avaliar a eficácia do manejo preventivo na cultura do capim elefante (Pennisetum purpureum Schum) após a aplicação de fungos entomopatogênicos para o controle das cigarrinhas-das-pastagens, bem como a influência desses fungos como promotores de crescimento. O bioensaio foi conduzido em campo experimental da Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA, Campus Belém. O delineamento foi em blocos casualizados, com quantas repetições?, com os seguintes tratamentos: T1 - (Capim elefante), T2 – (Capim elefante + adubação), T3 – (Capim elefante + adubação + Metarhizium sp.), T4 – (Capim elefante + adubação + Isaria sp.) e T5 – (Capim elefanta + adubação + Mix de Trichoderma asperellum). Os fungos foram inoculados aos 30 ,60 e 90 dias de plantio na concentração de 108 conídios/ml-1. Avaliações de cigarrinhas foram realizadas a cada 30 dias selecionando 1m² em cada parcela e realizada a contagem de massa de espuma contendo ninfas do inseto. Para as análises morfológicas das plantas e acúmulo de biomassa, foram avaliados os seguintes parâmetros: altura da planta, diâmetro do coleto, número de folhas, índice de robustez, além das matérias fresca e seca da parte aérea. Para as variáveis fisiológicas, avaliou-se a fotossíntese líquida (A), transpiração (E), condutância estomática (gs), concentração interna de CO2 (CI) e eficiência de carboxilação (A/CI). Os dados foram submetidos a análise de agrupamento, conforme o grau de similaridade, resultando em três grupos compostos da seguinte forma: grupo 1: (Metarhizium sp. + adubação), (Beauveria sp. + adubação) e (Mix de Trichoderma asperellum + adubação), o grupo 2 composto pela adubação isolada e (Isaria sp. + adubação) e grupo 3 composto pelo controle (somente o capim sem inoculação e adubação). O grupo 1, apresentou maior ganho nos parâmetros biométricos e fisiológicos. Quanto às cigarrinhas, houve diminuição de ninfas para os tratamentos: (adubação isolada), (Metarhizium sp. + adubação) e (Beauveria sp. + adubação), sendo este último o único com diferença significativa em relação ao controle. Assim, fungos entomopatogênicos podem ser alternativas viáveis para o manejo preventivo das cigarrinhas-das-pastagem, e promotor do crescimento das plantas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1065086 - GLEDSON LUIZ SALGADO DE CASTRO
Externa à Instituição - MARCELA CRISTIANE FERREIRA RÊGO - UEPA
Presidente - 3266519 - TELMA FATIMA VIEIRA BATISTA
Externo ao Programa - 1331235 - THIAGO CARVALHO DA SILVA
Notícia cadastrada em: 05/09/2022 11:23
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (91) 3210-5208 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa3.sigaa3