|
Disertaciones |
|
1
|
-
JOYCE CARDIM DE OLIVEIRA
-
ESTUDO MORFOLÓGICO DE MICROPARASITOS EM Plagioscion squamosissimus (Heckel, 1840) (PERCIFORMES: SCIAENIDAE) CAPTURADA NO DISTRITO DE OUTEIRO, ESTADO DO PARÁ, BRASIL
-
Líder : EDILSON RODRIGUES MATOS
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
EDILSON RODRIGUES MATOS
-
MARCEL DO NASCIMENTO BOTELHO
-
MARIA DE FÁTIMA CARVALHO MELO
-
MOACIR CERQUEIRA DA SILVA
-
NUNO FILIPE ALVES CORREIA DE MELO
-
Data: 24-feb-2014
-
-
Resumen Espectáculo
-
O presente estudo relata os aspectos morfológicos dos microparasitos (mixosporídios e microsporídios) encontrados em Plagioscion squamosissimus capturados no distrito de Outeiro/PA. Foram realizadas as analises em 90 espécimes, sendo estas necropsiadas e seus órgãos observados. Dos órgãos parasitados foram retirados fragmentos, fixados e processados para microscopia de luz. Foi calculada a prevalência parasitaria para cada espécie de parasitos analisados. A partir das observações feitas foram encontrados dois filos parasitos: Myxozoa e Microsporidia. No hospedeiro observamos: Kudoa sp. infectando as fibras musculares por meio de pseudocistos parasitários que após ruptura, visualizamos esporos de formato pseudoquadrangular e/ou estrelado com quatro valvas e quatro cápsulas polares com prevalência de 100%; Ellipsomyxa sp. encontrado no líquido da vesícula biliar com esporos no formato alongados com duas cápsulas polares em 100% dos peixes examinados; na bexiga urinária com 33.3% foram encontrados esporos de um mixosporídio não identificado, aparentemente com formato circular com presença de duas cápsulas polares; Microsporidium sp. foi caracterizado com 55.5% no fígado, sendo os esporos de formato elipsoidal com extremidades arredondadas. A partir dos resultados, alguns caracteres morfológicos observados nos esporos dos microparasitos, objeto deste estudo, diferem de outras espécies pertecentes aos gêneros acima citados, dados que permitem estabelecer novas espécies, após estudos detalhados, principalmente em Microscopia Eletrônica de Transmissão e Biologia Molecular, bem como as possíveis lesões teciduais causadas pelo parasitismo, representando uma importante contribuição para o estudo ictiossanitário em P. squamosissimus na região.
|
|
2
|
-
JOSÉ MAURO VIANA SILVA
-
MIXOSPORIDIOSES EM Symphysodon aequifasciatus PELLEGRIN, 1904, (OSTEICHTHYES: CICHLIDAE) ORIUNDO DO MUNICÍPIO DE CAMETÁ/PA.
-
Líder : EDILSON RODRIGUES MATOS
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
EDILSON RODRIGUES MATOS
-
MARIA DE FÁTIMA CARVALHO MELO
-
MARIA DE LOURDES SOUZA SANTOS
-
MOACIR CERQUEIRA DA SILVA
-
NUNO FILIPE ALVES CORREIA DE MELO
-
Data: 24-feb-2014
-
-
Resumen Espectáculo
-
O presente trabalho é resultado do estudo sobre mixosporidiose em S. aequifasciatus, capturados nos rios Jaituba, Jabotiapepu e Pacajai no município de Cametá / Pará, no período de maio 2012 a abril 2013. Foram capturados e analisados 60 animais a fim de encontrar possíveis focos dos parasitas. Após análise verificou-se que 100% dos animais apresentavam parasitismo por 2 gêneros da classe Myxospora: kudoa e ellipsomyxa, parasitando a musculatura somática e a vesícula biliar, respectivamente. Os esporos de Kudoa spp. apresentavam-se em formações psseudocísticas alongadas, distribuidas de forma aleatória na musculatura somática não ssendo possível observação macrsocópicas dos cistos. A observação microscópica revelou também a presença de esporos de Ellipsomyxa spp. livres, disseminados de forma aleatória no líquido biliar e na parede do órgão. Os dados obtidos no presente trabalho representam o primeiro registro da ocorrênci9a de mixosporídios no gênero Symphysodon no Brasil.
|
|
3
|
-
MAURICIO WILLANS DE LIMA
-
AVALIAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO TEMPORAL E ESPACIAL DOS METAIS PESADOS NOS SEDIMENTOS SUPERFICIAIS DO FURO DA LAURA (VIGIA – PA - BRASIL)
-
Líder : MARIA DE LOURDES SOUZA SANTOS
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
MARIA DE LOURDES SOUZA SANTOS
-
RAIMUNDO ADERSON LOBAO DE SOUZA
-
DULCIDEIA DA CONCEICAO PALHETA
-
GLAUBER DAVID ALMEIDA PALHETA
-
MAAMAR EL ROBRINI
-
Data: 27-feb-2014
-
-
Resumen Espectáculo
-
Uma das grandes preocupações ecológicas da atualidade refere-se aos impactos ambientais gerados pela liberação natural e, principalmente antrópica de compostos químicos, podendo gerar inúmeras consequências tanto ao ambiente quanto para biota. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a composição química dos sedimentos superficiais do Furo da Laura (Vigia/PA), qualificando e quantificando a presença ou grau de contaminação destes compostos através da caracterização granulométrica dos sedimentos, do teor de matéria orgânica e da distribuição dos metais Al, Cd, Co, Cu, Cr, Fe, Ni, Mg. Foram coletados sedimentos com uma draga Ekman-Birge em quatro pontos no Furo da Laura, nos meses de setembro e novembro de 2011 e, janeiro, março, maio e julho de 2012. A granulometria foi realizada a laser com equipamento shimadzu, modelo SALD-2201, o teor de MO foi obtido por titulação e os metais foram determinados por espectrometria de emissão ótica com plasma induzido (ICP OES), modelo vista- MPX CCD simultâneo. A distribuição granulométrica no furo da Laura seguiu a proporção area>silte>argila, com média de 71,04%, 25,62% e 3,32%, respectivamente. A matéria orgânica apresentou teores médios inferiores a 10%, sendo classificada como do tipo mineral. Em relação aos metais, foram encontradas maiores médias no ponto P3 (próximo a Vigia) para o Al (13207,74 mg.kg-1), seguido do Cd (3,89 mg.kg-1), Co (11,59 mg.kg-1), Cu (13,76 mg.kg-1), Cr (58,56 mg.kg-1), Ni (20,80 mg.kg-1), Mg (19,69 %), com exceção do Fe que apresentou maior média no P1, com 30346, 63 mg.kg-1. A área estudada sofre a contribuição antrópicas de metais, principalmente nos pontos mais próximos do município de Vigia, que fora caracterizada como moderadamente poluídos por níquel e cromo e, muito poluído pelo ferro. O cadmio ultrapassou o índice de referência PEL, sendo associadas a efeitos biológicos adversos.
|
|
4
|
-
SAYMON MATOS DA COSTA
-
Avaliação de diferentes níveis de inclusão da torta de dendê (Elaeis guineensis) em rações para juvenis de pirapitinga,Piaractus brachypomus (Cuvier, 1818)
-
Líder : RAIMUNDO ADERSON LOBAO DE SOUZA
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
HEITOR MARTINS JUNIOR
-
IGOR GUERREIRO HAMOY
-
LIAN VALENTE BRANDÃO
-
NUNO FILIPE ALVES CORREIA DE MELO
-
RAIMUNDO ADERSON LOBAO DE SOUZA
-
Data: 28-mar-2014
-
-
Resumen Espectáculo
-
Com o objetivo de avaliar o efeito da inclusão crescente da torta de dendê (0, 25, 35 e 45 %) em rações para juvenis de pirapitinga (Piaractus brachypomus), através das variáveis de desempenho produtivo, índices biométricos, composição centesimal do filé, análise organoléptica dos peixes e coeficiente de digestibilidade aparente (CDA). O experimento será conduzido na estação de piscicultura Carlos Estevão, em Belém/Pará, sob as coordenadas 1º25’38’’S e 48º25’11’’O. O mesmo será dividido em duas etapas: na primeira será realizado um experimento de desempenho produtivo, testando a inclusão crescente da torta de dendê (0, 25, 35 e 45 %) nas rações, com duração de 90 dias. No qual serão utilizados 360 juvenis de pirapitinga, com peso médio inicial aproximado de 100 g e densidade de 0,6/m2 . Os animais serão colocados em 12 tanques de concreto (área média de 50 m2), com fundo de terra, dotados de abastecimento individual. Na segunda etapa, será realizado o ensaio de digestibilidade das rações, onde serão utilizadas 12 caixas de 250L, como tanques de alimentação, em um sistema de recirculação contínua de água com aeração constante. Os tanques serão povoados com 15 pirapitingas. Os peixes serão alimentados com as rações experimentais por 14 dias, até a coleta da quantidade de fezes necessárias para realizar as análises. As dietas experimentais serão isoprotéicas (28% PB) e isocalóricas (3.000 kcal/kg de ração de EB), para atender às exigências nutricionais em macrominerais, energia e aminoácidos da pirapitinga. Os parâmetros físico-químicos da água serão monitorados diariamente. O delineamento utilizado será o inteiramente casualizado, com quatro tratamentos e três repetições
|
|
5
|
-
JAMILLY DANIELLY COSTA CARVALHO
-
xx
-
Líder : MARKO HERRMANN
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
MARKO HERRMANN
-
KATIA CRISTINA DE ARAUJO SILVA
-
JAMES TONY LEE
-
MARCELO PETRACO
-
Data: 18-jun-2014
-
-
Resumen Espectáculo
-
xx
|
|
6
|
-
CAMILA MORAES CORDEIRO
-
Aplicação do marcador fluorescente de calceína para estimar a taxa de crescimento da ostra Crassostrea rhizophorae (Mollusca: Ostreidae) nativa e cultivada em estuário tropical no norte do Brasil
-
Líder : MARKO HERRMANN
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
BIANCA BENTES DA SILVA
-
EDILSON RODRIGUES MATOS
-
EDUARDO TAVARES PAES
-
MARIA AUXILIADORA FERREIRA
-
MARKO HERRMANN
-
Data: 20-jun-2014
-
-
Resumen Espectáculo
-
A criação de ostras é considerada uma atividade sustentável e de correta gestão ambiental. A taxa de crescimento de um organismo é um importante parâmetro que fornece dados básicos ecológicos e é utilizado para descrever a dinâmica das populações. A calceína é um marcador de fluorescência adequado para estimar o crescimento de ostras nativas e cultivadas. O método é relativamente econômico, pode ser aplicado num curto período de tempo e não afeta a sobrevivência dos organismos a serem marcados. Assim, o presente trabalho tem como objetivo determinar a taxa de crescimento de Crassostrea sp. em cultivo e no banco de sementes. Será realizado um experimento de marcação in situ, utilizando o marcador de fluorescência de calceína. Serão coletados indivíduos aleatoriamente e serão alocados in situ em lanternas utilizadas para cultivo por aproximadamente 9 meses. As marcas serão detectadas através de fotografias sobre um microscópico fluorescente, usando luz azul (460 a 490 nm). O crescimento da Crassostrea sp. Será determinado com medidas micrométricas da distância entre a marca corada e a margem do crescimento. O crescimento absoluto será medido através do crescimento da concha ao longo do tempo. Uma função de crescimento de von Bertalanffy (1938) será ajustada para os dados de crescimento derivados das marcas fluorescentes, usando o software FiSAT II.
|
|
7
|
-
IRIS DANIELLY DA SILVA LOPES
-
HIDROQUÍMICA DOS RIOS ARIENGA E MURUCUPI, MUNICÍPIO DE BARCARENA (PA)
-
Líder : MARIA DE LOURDES SOUZA SANTOS
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
ANDRÉ LUIS DE LIMA SARAIVA
-
GLAUBER DAVID ALMEIDA PALHETA
-
MARCELO DE OLIVEIRA LIMA
-
MARIA DE LOURDES SOUZA SANTOS
-
RAIMUNDO ADERSON LOBAO DE SOUZA
-
Data: 21-ago-2014
-
-
Resumen Espectáculo
-
O município de Barcarena está localizado na Região Metropolitana de Belém, com uma população de 105.385 habitantes e densidade de 78,35 habitantes/km2. A cidade é um importante pólo industrial, onde é feita a industrialização, beneficiamento e exportação de caulim, alumina, alumínio e cabos para transmissão de energia elétrica. A economia tem base tradicional na agricultura, mas também avança com o turismo e com as indústrias instaladas na cidade, gerando crescimento econômico para o município e para o Estado do Pará. Neste sentido foram escolhidos dois rios localizados no município de Barcarena que serão alvos do estudo da hidroquímica da água superficial de ambos, os rios escolhidos foram o rio Murucupí localizado próximo ao pólo industrial de Vila do Conde e está cercado por algumas comunidades ribeirinhas como Vila dos Cabanos e Comunidade Laranjal e o rio Arienga situado mais distante da área industrial e com menor presença de ocupações habitacionais. Este trabalho tem por objetivo avaliar a composição hidroquímica da água superficial dos rios Arienga e Murucupí no município de Barcarena-Pa de acordo com a sazonalidade e influência das marés, observando a contribuição natural através de intemperismos nas respectivas drenagens e também contribuições antrópicas provenientes de resíduos domésticos e industriais. As amostras de água superficial foram coletadas em duplicata, em frascos de polipropileno, a coleta foi realizada nos meses de fevereiro, maio, agosto e novembro de 2011, em seis pontos de amostragem no rio Arienga e sete pontos no rio Murucupí. Os seguintes parâmetros foram analisados: temperatura, sólidos totais dissolvidos, pH, condutividade, salinidade, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio, Al, Cu, Cr, Fe, Mn, Na, Ba, Co, Zn, Br-, Cl-, F-, NO-2, NO-3, PO3-4, SO2-4, Li +, NH +4, K+ e Dureza Total (Na forma de CaCO3 e MgCO3). A ferramenta utilizada para para avaliar em períodos distintos a distribuição hidroquímica nas águas dos rios estudados foi a Análise Multivariada, onde através de dendogramas e pca's podemos observar a hidroquímica dos rios Arienga e Murucupí nos períodos chuvoso e menos chuvoso. Os rios Arienga e Murucupí no período chuvoso apresentaram características hidroquímicas diferentes nas extensões avaliadas, onde os parâmetros que apresentaram maiores concentrações foram OD e ferro no rio Arienga, enquanto no rio Murucupí as variáveis pH, temperatura, condutividade elétrica, sólidos totais dissolvidos, sal, DBO, amônia, nitrito, nitrato, fosfato, sulfato, dureza, bário, cobre, cobalto, potássio, manganês e sódio foram as mais concentrações mais elevadas, provavelmente consequência do contínuo lançamento de esgotos domésticos e industriais ao redor deste rio. No período menos chuvoso podemos observar maiores valores nos níveis de bário, cobalto, cobre, zinco e amônia no rio arienga, a disponibilidade de alguns elementos neste corpo hídrico, talvez tenha ocorrido princilpamente em função do valores mais baixos de pH registrados neste período no trecho de amostragem próximo das nascentes do rio Arienga, enquanto no rio Murucupí a influência direta nas características hidroquímicas dessas águas pôde ser observada através das variáveis pH, temperatura, condutividade elétrica, sólidos totais dissolvidos, sal, DBO, amônia, nitrito, nitrato, fosfato, sulfato, dureza, bário, cobre, cobalto, potássio, manganês e sódio que estiveram em maior concentração, esses resultados são coerentes com as observações de campo, as quais descrevem o contínuo lançamento de esgotos domésticos no rio Murucupi produzidos pelas comunidades em seu entorno.
|
|
8
|
-
BRUNO BARBOSA IESPA
-
COMPORTAMENTO E QUALIDADE DE ÁGUA CONSIDERANDO O DESMAME DE PEIXES-BOI-DA-AMAZÔNIA Trichechus inunguis (NATTERER, 1883) MANTIDOS EM CATIVEIRO
-
Líder : ISRAEL HIDENBURGO ANICETO CINTRA
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
ANA SILVIA SARDINHA RIBEIRO
-
DULCIDEIA DA CONCEICAO PALHETA
-
ISRAEL HIDENBURGO ANICETO CINTRA
-
KATIA CRISTINA DE ARAUJO SILVA
-
MARIA DE LOURDES SOUZA SANTOS
-
Data: 22-ago-2014
-
-
Resumen Espectáculo
-
O peixe-boi-de-amazônia Trichechus inunguis (NATTERER, 1883) é uma espécie que foi amplamente explorada pela caça, sendo um dos mamíferos aquáticos mais caçados no século XX. Atualmente sua caça é proibida. Todavia, os dispositivos legais não impedem que espécimes jovens, por razões diversas, encalhem e necessitem de cuidados nos cativeiros destinados à reabilitação dessa espécie. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) manteve uma base do Centro de Pesquisa Conservação e Manejo de Mamíferos Aquáticos (CMA) instalada no campus da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) com recintos destinados à reabilitação de peixes-boi-da-amazônia. Como alguns animais chegam pequenos, em fase de amamentação, conforme crescem, são submetidos ao desmame que, no cativeiro em tela, ocorreu em trinta dias. O comportamento dos animais e a qualidade da água dos recintos de sete exemplares dessa espécie foi objeto deste estudo, comparando os padrões de execução de alguns comportamentos antes (mamando), durante (desmamando) e depois (herbivoria) da fase de desmame. Além disso, foram analisados quatro parâmetros limnológicos da água de três recintos, considerando a diferente oferta nutricional proporcionada pelo desmame. Os resultados apontam, dentre outros comportamentos, diferença significativa para as frequências de execução do comportamento relacionado à alimentação pelo teste estatístico de Kruskal-Wallis (p valor < 0,0001) havendo resposta comportamental dos animais para a diminuição da oferta de nutrientes proporcionado pelas mamadas. Com o mesmo teste estatístico, um dos comportamentos que é classificado como uma estereotipia de cativeiro (deslocar-se em círculos) foi diminuindo à medida que o animal saia da fase de amamentação para herbivoria (p valor < 0,0023). Os parâmetros limnológicos relacionados aos compostos fosfatados (fósforo total e fosfato) também apresentaram diferença significativa quando tiveram seus valores ajustados em razão da biomassa e volume dos recintos, de acordo com o número de mamadeiras que eram ofertadas por dia, sendo submetidos à análise de variância ANOVA (p valor < 0,0002; p valor < 0,0032) apresentando igualdade quando os animais mamam uma ou nenhuma mamadeira para ambos compostos fosfatados. Os parâmetros de nitrogênio amoniacal, quando ajustados e submetidos à análise de variância ANOVA, não apresentaram diferença estatística conforme iam sendo retiradas as mamadeiras. Houve variação na temperatura entre os recintos (ANOVA. p valor < 0,039). A oferta de três espécies vegetais sendo Pistia stratiotes L., Eichornia crassipes (Mart.) Solms e Hymenachne amplexicaulis (Rudge) Nees, visando efetivar o desmame e manter em herbivoria plena exemplares de T. inunguis em cativeiro se mostra nutricionalmente inadequado, visto os óbitos subsequentes relacionados a alimentação.
|
|
9
|
-
CÁSSIO EDUARDO FLEXA
-
A PESCA E OS PESCADORES NA ÁREA DE INFLUÊNCIA DA USINA HIDRÉLETRICA DE TUCURUÍ, ESTADO DO PARÁ, BRASIL
-
Líder : ISRAEL HIDENBURGO ANICETO CINTRA
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
BIANCA BENTES DA SILVA
-
ISRAEL HIDENBURGO ANICETO CINTRA
-
KATIA CRISTINA DE ARAUJO SILVA
-
MARCOS FERREIRA BRABO
-
MARKO HERRMANN
-
Data: 22-ago-2014
-
-
Resumen Espectáculo
-
A pesca é uma das atividades mais tradicionais realizadas a jusante da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, nordeste paraense, gerando emprego e renda a inúmeras famílias ribeirinhas. O principal apetrecho de pesca utilizado na área de estudo são as rede de emalhe e as principais espécies capturadas são a pescada branca (Plagioscion squamosissimus) e o mapará (Hypophthalmus marginatus). A principal forma de comercializado do pescado é resfriado. A caracterização socioeconômica dos pescadores foi realizada por meio entrevistas semiestruturadas, com questionários aplicados a 109 pescadores nos meses de junho, agosto e setembro de 2006 e em abril de 2008. Os entrevistados, em sua maioria, são paraenses (98%), masculino (89%) que vivem em regime de união estável (38%), 82,6% possuem filhos; a renda familiar é inferior a um salário mínimo (67%) e possuem idade entre 14 e 70 anos, com ensino médio incompleto (62%), e cerca de 27% exerce a atividade entre 5 e 9 anos. Os pescadores associam a redução dos estoques pesqueiros a construção da Usina Hidrelétrica de Tucuruí. A principal forma de organização profissional dos pescadores a jusante da barragem de Tucuruí são as colônias de pescadores.
|
|
10
|
-
DANILO ACATAUASSÚ DA SILVA COSTA
-
SELETIVIDADE DO MATAPI PARA CAPTURA DO CAMARÃO DA AMAZÔNIA NO BAIXO RIO TOCANTINS, AMAZÔNIA, BRASIL
-
Líder : ISRAEL HIDENBURGO ANICETO CINTRA
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
BIANCA BENTES DA SILVA
-
ISRAEL HIDENBURGO ANICETO CINTRA
-
KATIA CRISTINA DE ARAUJO SILVA
-
LAURO SATORU ITO
-
MARKO HERRMANN
-
Data: 26-ago-2014
-
-
Resumen Espectáculo
-
O camarão-da-Amazônia Macrobrachium amazonicum (Heller, 1862) é uma espécie amplamente explorada pela pesca artesanal do Pará, sendo uma das mais consumidas. Todavia, não existem dispositivos legais de ordenamento das pescarias do camarão-da-Amazônia, o que é justificado pela ausência de informações sobre a biologia e dinâmica da espécie. Logo, a proposta deste estudo foi determinar a estrutura populacional da espécie e a seletividade do matapi utilizado para a sua captura no baixo rio Tocantins. O estudo foi realizado no entorno da região das ilhas do município de Abaetetuba. As coletas ocorreram, trimestralmente, nos meses de março (período chuvoso) e junho (período seco) de 2013 em três pontos de coleta, nas comunidades de Perpétuo Socorro, Santa Maria e São Miguel. Foram utilizadas 3 baterias de matapis, por ponto de coleta, com espaçamento entre talas de 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10 mm, totalizando 30 matapis por amostragem, todos com iscas de farelo de babaçu. Cada matapi foi coberto por uma rede de malha fina, tipo mosquiteiro, a qual foi denominada de sobrematapi, para reter os indivíduos que escaparam por entre as talas do matapi. As pescarias aconteceram no período noturno (18 às 6h), com duração média de 12 horas. Em laboratório, os espécimes passaram pelo processo de identificação, sexagem e biometria. O teste de Kruskal-Wallis foi utilizado para comparar as médias de comprimento total e peso e o fator de condição dos espécimes ao nível de significância de 5%; as relações peso/comprimento foram analisadas pelo teste t bilateral com 5% de significância; e a seletividade pela construção das curvas de seleção. Os resultados demonstraram que os machos são maiores e as fêmeas mais pesadas. As relações peso/comprimento apresentaram correlação positiva, diferindo entre os sexos (t = -4,59; p < 0,0001), sendo que machos e fêmeas exibiram crescimento alométrico negativo. O fator de condição foi mais elevado no período chuvoso. O matapi com entre talas a partir de 5 mm é o mais indicado para a pesca, levando em consideração a captura de 50% da população adulta. As informações observadas reforçam indícios da sobre-explotação de M. amazonicum no baixo Tocantins, fazendo-se necessária uma discussão e implementação do manejo mais adequado à sustentabilidade da pesca na região.
|
|
11
|
-
MARIA SINTIA MONTEIRO DA COSTA
-
BIODIVERSIDADE FITOPLANCTÔNICA AO LARGO DA ILHA DO MARAJÓ (PLATAFORMA CONTINENTAL AMAZÔNICA)
-
Líder : NUNO FILIPE ALVES CORREIA DE MELO
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
FÁBIO CAMPOS PAMPLONA RIBEIRO
-
GLAUBER DAVID ALMEIDA PALHETA
-
NUNO FILIPE ALVES CORREIA DE MELO
-
ROSILDO SANTOS PAIVA
-
Data: 29-ago-2014
-
-
Resumen Espectáculo
-
O Rio Amazonas é uma região caracterizada pela forte hidrodinâmica e alta diversidade biológica, estando sujeitam a contínuas alterações geradas por processos de origem continental e marinha. A dinâmica das comunidades fitoplanctônica desta região é determinada, principalmente, pelos períodos de chuva e seca e pelo regime dos ventos. Este trabalho objetiva Caracterizar a biodiversidade da comunidade fitoplanctônica na foz do rio amazonas, Pará. Avaliando a influência de alguns fatores abióticos sobre a composição e a distribuição espaço-temporal.
|
|
12
|
-
ANDERSON PAIXÃO MANGAS
-
DISTRIBUIÇÃO E BIODIVERSIDADE DO ICTIOPLÂNCTON EM UM TRANSECTO NA PLATAFORMA CONTINENTAL DO AMAZONAS
-
Líder : NUNO FILIPE ALVES CORREIA DE MELO
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
GLAUBER DAVID ALMEIDA PALHETA
-
MARIA DE LOURDES SOUZA SANTOS
-
RAIMUNDO ADERSON LOBAO DE SOUZA
-
ROSILDO SANTOS PAIVA
-
Data: 29-ago-2014
-
-
Resumen Espectáculo
-
A Plataforma Continental do Amazonas é a parte mais larga da margem continental brasileira, com uma largura média que varia de 133 km no extremo norte da área para 330 km em frente a foz do Amazonas. A área possui a ação de grandes agentes modificadores da natureza, como a descarga do rio Amazonas, as correntes de maré e os ventos alísios. Este estudo foi realizado a fim de determinar distribuição e a biodiversidade de ovos e estágios larvais de peixes (ictioplâncton) em um transecto na plataforma continental Amazônica. As coletas foram realizadas trimestralmente nos meses de abril, julho e outubro, com 6 estações pré-estabelecidas ao longo da plataforma. Foram realizados medidas de temperatura, salinidade e oxigênio dissolvido. E também, realizados arrastos oblíquos, que foram feitos com auxílio de redes de plâncton tipo bongo com malhas de 300 e 500 μm e 60 cm de abertura de boca, em cada rede foi acoplado um fluxômetro para verificação do volume de água filtrado. As amostras foram conservadas com formol a 40%. As larvas foram avaliadas quanto à abundância relativa, frequência de ocorrência e densidade. E foram realizadas análises de RDA, Partição de Variância, além de análise de agrupamento e PCA, afim de verificar relação da fauna com os parâmetros físico-químicos. A temperatura não apresentou variação significativa. A Salinidade variou sempre aumentando ao se afastar da costa. Foram quantificadas 2.132 larvas e 1.883 ovos, sendo que as larvas são pertencentes a 10 Ordens e 23 Famílias. Sendo que quatro apresentaram densidades maiores que 10 org.100m-3, entre elas Engraulidae e Sciaenidae, com as maiores densidades. Porém Engraulidae demonstrou sua preferência em regiões mais próximas a costa, não ocorrendo nas estações 5 e 6 em todos os Cruzeiros. Foi detectado um aumento na densidade de ovos do Cruzeiro II para o Cruzeiro III.
|
|
13
|
-
DJAIR DE JESUS MONTELO
-
CHARACTERIZATION OF THE BENTONIAN MACROFAUNA OF THE ESTUARY OF RIO GUAJARÁ-MIRIM VIGIA-PARÁ
-
Líder : NUNO FILIPE ALVES CORREIA DE MELO
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
GLAUBER DAVID ALMEIDA PALHETA
-
MARIA DE LOURDES SOUZA SANTOS
-
MAURO MÁRCIO TAVARES DA SILVA
-
NUNO FILIPE ALVES CORREIA DE MELO
-
Data: 30-ago-2014
-
-
Resumen Espectáculo
-
Estuaries are transitional environments between the continent and the ocean, where rivers meet the sea, resulting in the measurable dilution of salt water. This study will be carried out to characterize the composition and distribution of the macroinvertebrate fauna of the Guajará-Miri estuary in the municipality of Vigia-PA. For this purpose, temporal and seasonal space collections were performed on the quadrature moon bimonthly from September 2011 to July 2012. Four stations were pre-established along the estuary, at each station they performed measurements of pH, salinity, temperature and dissolved oxygen . Samples of macrofauna and sediment were collected with a bottom catcher of the Ekman-Birge type (0.0225 m²). Then, the samples were pre-washed in a 0.5 mm mesh field, packed in 10% formaldehyde plastic (buffered with borax to prevent decalcification of mollusks) and stained with cane rose (to make efficient for subsequent screening and identification) and taken to the laboratory for further identification. The sediment samples were conditioned in plastic bags, stored in ice styrofoam and taken to the laboratory where they were dried (70 ° C) for further analyzes of organic and granulometric matter. In the laboratory the biological samples were identified at the lowest possible taxonomic level. Univariate (Shapiro-Wilks, Kruskal-Wallis, Man-Whitney, one-way ANOVA test, and multivariate (RDA) techniques were used for data analysis). The macrofauna were distributed in 33 taxa, consisting mainly of annelids, especially the polychaeta species Namalycastis abiuma, Nephtys fluviatilis and Mediomastus californiensis were more abundant and had higher densities throughout the collection period. The results showed spatial variation for the density and richness, since diversity and equitability presented significant temporal in the structure of macrobenthic associations. The RDA showed that the environmental variables silt, pH, organic matter (OM) and nitrates (NO3) were the most significant parameters for structuring the macrobenthic community. In general, despite the low salinity concentrations of the Guajará-Mirim estuary, the macrofauna is mainly composed of estuarine species, dominated by few species, maintaining high densities of these organisms.
|
|
14
|
-
ROSÂNGELA DOS SANTOS SOUZA
-
Ecologia das Comunidades Zooplanctônicas Costeiras em frente à Foz do Rio Amazonas: Uma abordagem sob o prisma de metacomunidades
-
Líder : EDUARDO TAVARES PAES
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
EDUARDO TAVARES PAES
-
FÁBIO CAMPOS PAMPLONA RIBEIRO
-
JOSE EDUARDO MARTINELLI FILHO
-
MARKO HERRMANN
-
Data: 30-ago-2014
-
-
Resumen Espectáculo
-
A Costa Amazônica é um ambiente que recebe influencia do Rio Amazonas e do conjunto de pequenos estuários tornando este ambiente rico em diversidade de espécies, principalmente no que diz respeito aos recursos pesqueiros, pois das 93.450t dos recursos marinhos produzidos por toda a região norte no ano de 2010 mais de 87.580t são oriundas do Estado do Pará, colocando o estado no segundo lugar em volume de pesca extrativista. Com o objetivo de conhecer a variação da composição, abundancia e diversidade do zooplâncton que compõe e Plataforma Continental Amazônica no Estado do Pará que é fortemente influenciada pela Pluma do Amazonas. Foram realizados cruzeiros nos meses de Abril e Outubro do ano de 2013, onde ocorreram arrastos oblíquos com rede cilindro-cônica com malha de 200µm e coleta de parâmetros abióticos de temperatura, salinidade e fluorimetria através do uso de CTD, compuseram os dados utilizados. O menor e maior valor para temperatura registrado no período dos Cruzeiros foram, respectivamente Cruzeiro 1 (Abr/2013) 28,46ºC e 29,32ºC, no Cruzeiro 2 (Out/2013) de 26,22ºC e 29,34ºC. Para a salinidade o menor valor observado no Cruzeiro 1 foi de 0,930/00 e seu máximo de 33,690/00, no Cruzeiro 2 foram obtidos os valores de 19,750/00 e 37,880/00. Com a fluorimetria temos os seguintes dados obtidos valores mínimo no Cruzeiro 1 de 2,05μg/l e máximo de 50,86μg/l, no Cruzeiro 2, respectivamente 0,89μg/l e 42,11μg/l. O estudo do zooplâncton é importante, pois enquanto o fitoplâncton produz a matéria orgânica pela fotossíntese, o zooplâncton constitui um elo entre o fitoplâncton e o bacterioplâncton e com níveis tróficos superiores , atuando na ciclagem de nutrientes e no fluxo de energia, são um importante elemento para a dinâmica de um ecossistema aquático. A análise do zooplâncton encontrado na área de evidenciou que dos 107 taxa identificados, estes estavam compostos por 70,09% de organismos Holoplanctônicos e 29,91% de organismos Meroplanctônicos, sendo o grupo dos Copepodas os dominantes contribuindo com 51,35% da abundância total das espécies e 60 das taxa entre o total identificadas, sendo assim responsáveis pela maior diversidade de espécies, à ordem Calanoida que contribuiu com 74,20% de abundância relativa . Os organismos com maiores abundâncias encontrados foram Bivalves e Clausocalanus furcatus , com 99.053,85 e 68.864,90 org.m-3, Sagitta sp 47.644,57 org.m-3, Gastropoda 45.656,77 org.m-3 e Parvocalanus crassirostris, 44.180,53 org.m-3.O cruzeiro 2 foi o que apresentou a maior diversidade de espécies e dentre as registradas as que apresentaram maior freqüência de ocorrência foram Náuplios de Copepodas, Oithona nana , Paracalanus parvus, Subeucalanus pileatus.
|
|
15
|
-
ALBERTO MARTINS FARIAS
-
A eficiência dos diferentes substratos para o perifiton e preferência do curimatã, Prochilodus nigricans em cativeiro
-
Líder : RAIMUNDO ADERSON LOBAO DE SOUZA
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
JOSE LUIZ MORAES
-
NUNO FILIPE ALVES CORREIA DE MELO
-
RAIMUNDO ADERSON LOBAO DE SOUZA
-
ROSILDO SANTOS PAIVA
-
Data: 30-ago-2014
-
-
Resumen Espectáculo
-
Um dos princípios fundamentais da piscicultura orgânica é a criação de peixes com uso de alimentos naturais, por exemplo, o plâncton, o nécton, o bentos, ou vegetais. O perifíton junto ao fitoplâncton constituem a base da produção primária, sua produção em diversos tipos de substratos artificiais são testados para se utilizar na produção de alevinos e pós-larvas de cultivos "orgânicos", visando conservar o meio ambiente e proteger os consumidores. Este estudo tenta avaliar a eficiência na colonização em substratos artificiais e seu uso como fonte alimentar identificar para juvenis de Prochilodus nigricans. Será realizado na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), em Belém, (01°27.515'S e 048° 26.151'”W), durante o período de janeiro à maio de 2013. Com uso de um viveiro experimental e seus substratos com biofilme pré-estabelecido por 30 das, e um tratamento controle com apenas os substratos. A análise dos parâmetros físicos e químicos da água, é feita semanalmente. As amostras passarão por análise qualitativa e quantitativa, sendo fixadas com solução de Transeau, para posterior análise em laboratório, com uso de microscópio invertido, por meio do método de Utermöhl. Posteriormente será aplicado índice de diversidade de Shannon-Weaver, equitabilidade, riqueza de táxons e densidade populacional, e ANOVA entre as variáveis físico-químicas composição do perifíton nos diferentes substratos, e por fim demonstrar a contribuição valiosa na utilização de alimentos naturais na aqüicultura, contribuindo na diminuição de custos para o produtor, pela redução do uso de ração comercial, e menor adição de nutrientes ao meio ambiente.
|
|
16
|
-
AMANDA RIBEIRO CORDOVIL
-
Avaliação econômica do cultivo de pirapitinga (Piaractus brachypomus) em tanque-rede no Baixo Tocantins
-
Líder : RAIMUNDO ADERSON LOBAO DE SOUZA
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
IGOR GUERREIRO HAMOY
-
JOSE LUIZ MORAES
-
NUNO FILIPE ALVES CORREIA DE MELO
-
RAIMUNDO ADERSON LOBAO DE SOUZA
-
Data: 30-ago-2014
-
-
Resumen Espectáculo
-
A pesquisa teve como objetivo avaliar a viabilidade econômica no cultivo de pirapitinga, Piaractus brachypomus em tanques-rede nas comunidades ribeirinhas dos nos municípios de Igarapé Miri, Cametá, Limoeiro do Ajurú, Baião e Mocajuba, no Baixo Tocantins, onde cada município foi estimado com 150 tanques-rede. Na escolha dos locais para o projeto foram observados os critérios ambientais, sobre a legislação ambiental, acesso, segurança e proximidade do mercado consumidor. Os fatores econômicos constituíram-se de investimento, preço de venda, condições de comercialização, custo de produção. Para a estrutura do custo de produção foram considerados; custo operacional efetivo, custo operacional total, depreciação. Foram analisados também o custo total de produção e fluxo de caixa. Como resultados foram observadas diferenças intermunicipais de custos em termos de insumos variáveis, para os itens de rações extrusadas para alevinos (45% PB, pó), para juvenis (36% PB, 1 a 2 mm), para engorda (32% PB, 2 a 4 mm), e para finalização (28% PB, 6 a 8 mm), com preços que variam de município para município. Outra fonte de variação para os indicadores observados foi o preço de venda da pirapitinga entre os municípios, que se mostrou heterogêneo, o que gerou diferentes receitas brutas, mas sem comprometer a rentabilidade do cultivo de pirapitinga em tanques – redes no Baixo Tocantins
|
|
17
|
-
CINTHIA SILVA MALCHER
-
TRANSPORTE SIMULADO DE UMA ESPÉCIE ORNAMENTAL ACARÁ BANDEIRA Pterophyllum scalare (SCHULTZE, 1823) (PERCIFORMES: CICHLIDAE).
-
Líder : RAIMUNDO ADERSON LOBAO DE SOUZA
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
CLARA PANTOJA FERREIRA
-
CONSTANTINO PEDRO DE ALCÂNTARA NETO
-
IGOR GUERREIRO HAMOY
-
NUNO FILIPE ALVES CORREIA DE MELO
-
RAIMUNDO ADERSON LOBAO DE SOUZA
-
Data: 31-ago-2014
-
-
Resumen Espectáculo
-
A aquicultura mundial e brasileira apresenta notável crescimento na produção e por novas metodologias aplicáveis nos diversos ramos aquícolas. Nesse caso, são importantes as pesquisas sobre o transporte de animais vivos para minimizar os impactos negativos na produção. O transporte, por longos períodos, pode levar a alterações fisiológicas. Sendo assim, o principal fator de sucesso do transporte é conter a maior densidade de peixes no menor volume de água possível, sem que haja elevada mortalidade, deterioração da qualidade da água e estresse. O objetivo deste trabalho foi padronizar técnicas de transporte em organismos aquáticos (OA) com o intuito de se padronizar um protocolo adequado para esse tipo de manejo. O experimento foi conduzido entre os meses de outubro a novembro de 2013, no Laboratório de Aquicultura Tropical, na UFRA. Foram utilizadas espécimes de juvenis de acará bandeira Pterophyllum scalare durante a simulação de transporte. Os animais foram testados quanto à densidade de estocagem, tempo de transporte e o uso comparativo do gás oxigênio purificado (bomba) e comprimido (cilindro). Os parâmetros físicos e químicos da água foram avaliados, além da mortalidade. Os dados dos experimentos de transporte foram submetidos às análises estatísticas de Shapiro-Wilk, Kruskal Wallis, ANOVA (one way), ANOVA (two way) e a posteriori o teste de Tukey, a 5% de probabilidade. Os resultados da ANOVA (one way) demonstraram que a variável ambiental pH apresentou diferença significativa em relação à densidade, mas não mostrou diferença significativa em relação ao tempo, o inverso ocorreu para o oxigênio dissolvido e a turbidez mostrou-se signifiva para ambos os fatores. O teste de Kruskal Wallis revelou diferença significativa para os parâmetros temperatura, salinidade, tds, amônia e mortalidade. De maneira geral, houve aumento das variáveis ambienais amônia, turbidez e mortalidade e a diminuição do oxigênio conforme o aumento da densidade de estocagem e do tempo. Já a ANOVA (two way) apresentou diferença estatística para as duas formas de oxigênio (bomba e cilindro), notando menores valores para bomba, porém, não causando expressiva mortalidade.
|
|
18
|
-
SIANE MARINA DA MAIA RIBEIRO
-
ASPECTOS MORFOLÓGICOS DE MICROPARASITAS NO PEIXE Stellifer rastrifer JORDAN, 1889, ORIUNDO DO DISTRITO DE OUTEIRO/PA
-
Líder : EDILSON RODRIGUES MATOS
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
ANDRÉ LUIS DE LIMA SARAIVA
-
EDUARDO TAVARES PAES
-
ISRAEL HIDENBURGO ANICETO CINTRA
-
MARIA DE LOURDES SOUZA SANTOS
-
NUNO FILIPE ALVES CORREIA DE MELO
-
Data: 30-sep-2014
-
-
Resumen Espectáculo
-
O ambiente aquático é um meio no qual à presença de agentes patogênicos pode tornar-se comum em decorrência de alterações ambientais. Os parasitas de peixes possuem uma distribuição mundial, podendo afetar todas as espécies, de águas tropicais e temperadas. O parasitismo por pelo gênero Kudoa pode produzir enzimas proteolíticas que atuam sobre o músculo do hospedeiro, provocando mioliquefação, com perda do valor comercial. Este trabalho tem por objetivo descrever a ocorrência do gênero Kudoa na musculatura de Stellifer rastrifer. Foram utilizados 90 espécimes de S. rastrifer (nome vulgar Cabeça dura), capturados no distrito de Outeiro/Estado do Pará PA. Os animais foram acondicionados em sacos plásticos com aeração artificial e transportados ao Laboratório de Pesquisa Carlos Azevedo (UFRA). Os peixes foram mantidos em aquários até que se procedesse às análises. Para pesquisa de parasitos, os animais foram anestesiados, sacrificados e necropsiados, e as observações dos órgãos foram feitas com auxílio de microscopia de luz (ML). Dos órgãos com possíveis focos de parasitismo foram retirados pequenos fragmentos e observados a fresco em ML, entre lâmina e lamínula com uma gota de água. Com a confirmação do parasitismo, foram colhidos fragmentos de músculo e fixados em solução de Davidson, processados, e corados pela técnica da hematoxilina e eosina, documentados através de fotografias realizadas pela câmera AxionCam ERc 5s ZEISS acoplada a ML PRIMO STAR ZEISS. Foram visualizados pseudocistos no interior e por entre as fibras musculares epi e hipoaxial, com aparência de cordões negros ao longo da musculatura, a fresco. Observou-se, que 100% dos exemplares apresentavam parasitismo por Kudoa na musculatura e através de suas características morfológicas, esporos de forma estrelada, quatro valvas e quatro cápsulas polares, características pertencentes ao gênero Kudoa. Há necessidade de estudos em microscopia eletrônica de transmissão e biologia molecular para determinação da espécie parasita.
|
|