Projeto Pedagógico do Curso

O profissional a ser formado pelo curso de Zootecnia da UFRA/Campus de Parauapebas deverá apresentar perfil dinâmico, capaz de atuar nos diferentes sistemas de produção e em atividades de pesquisa e extensão.

            Deverá, nas atividades de pesquisa, atuar na geração de conhecimentos que possibilitem o aumento da produtividade dos rebanhos, respeitando os limites fisiológicos das espécies bem como os princípios de bem-estar animal.

Na extensão irá difundir os resultados das pesquisas, tendo como ponto norteador os aspectos socioeconômicos e as metodologias de comunicação para os diferentes públicos.

Com relação à assistência e responsabilidade técnica de projetos, o Zootecnista egresso deverá levar em consideração os aspectos éticos e aplicar os conhecimentos adquiridos durante o curso, de forma criativa e eficiente.

Ter o domínio dos aspectos nutricionais, sanitários e genéticos, para tomar decisões no que concerne a otimização dos sistemas de produção animal, de forma econômica e sustentável, contribuindo assim para a cadeia produtiva do agronegócio.

Com relação ao emprego em atividades administrativas no âmbito rural, o egresso deverá ter perfil empreendedor, capaz de aplicar os princípios básicos da administração e atuar nos diversos setores do agronegócio.

Irá atuar na implantação e manejo de pastagens e plantas forrageiras. Buscando, de forma viável, maneiras de aumentar a produtividade das pastagens e de conservação das mesmas.

Ser capaz de aplicar os conhecimentos obtidos durante o curso no controle da qualidade do produto final. Atuando principalmente na área de tipificação e classificação de carcaças; transporte, processamento e armazenamento de produtos de origem animal.

O egresso poderá atuar no ensino superior ou médio profissionalizante, gerando e difundindo conhecimentos nas diversas áreas da Zootecnia.

Deve-se reforçar que todas as atividades a serem desenvolvidas pelo profissional formado pelo Curso de Zootecnia da UFRA/Campus de Parauapebas, deverão levar em consideração os aspectos éticos e legais da profissão e respeitar o meio ambiente e o bem-estar animal.

A resolução nº 4, de 2 de fevereiro de 2006, do Conselho Nacional de Educação (CNE), define no seu artigo sexto as competências e habilidades do profissional formado em cursos de Zootecnia do Brasil.

Além do que define a resolução, o Zootecnista deve ter a habilidade de aplicar os conhecimentos adquiridos durante o curso, em contextos distintos, sendo capaz de gerar inovações no que diz respeito ao cenário da produção animal.

O Zootecnista deverá desenvolver competência técnica e científica, sendo apto a resolução de problemas que envolvam os aspectos da produção animal propriamente dita, e seu contexto socioeconômico.

A metodologia de ensino envolve recursos de exposição didática tradicionais, com aulas expositivas teóricas e aulas práticas, em campo e em laboratório, estudos de casos, trabalhos em sala de aula e extra sala de aula e seminários. Inclui ainda mecanismos que garantem a articulação da vida estudantil, com a realidade do mercado do trabalho e os avanços tecnológicos tais como visitas técnicas e estágios curriculares, oportunidades em que os acadêmicos vivenciam sua futura formação.

·  Da Avaliação de Aprendizagem

De acordo com o Regulamento de Ensino da UFRA, a avaliação da aprendizagem será feita mediante apreciação de provas e/ou tarefas realizadas no decorrer do período letivo, que deverão estar especificadas no plano de ensino referido e seu resultado expresso em pontos numa escala numérica de zero a dez.

A avaliação da aprendizagem será contínua e cumulativa e compreenderá de: provas escritas e práticas; trabalhos de campo; leituras programadas; planejamento, execução e avaliação de pesquisa; trabalhos orais; estudo de caso; pesquisa bibliográfica e; outras atividades previstas nos planos de ensino elaborados pela comissão do eixo temático e aprovados pela coordenadoria do curso.

Para efeito de registro e controle da avaliação do discente serão atribuídas as seguintes notas, por disciplinas, ao longo do semestre letivo:

ü  02 Notas de Avaliação Parciais (NAP);

ü  01 Nota de Avaliação Final (NAF), quando for o caso, e;

ü  01 Nota de Avaliação Complementar (NAC), quando for o caso.

 

·         Da Avaliação do Projeto Pedagógico do Curso

A avaliação do projeto no que diz respeito a sua eficácia será realizada anualmente através de encontros e/ou oficinas de trabalho para avaliação sobre os resultados positivos, possíveis mudanças e adequações. No entanto, a UFRA terá a responsabilidade de atuar efetivamente no cumprimento das metas propostas, pois mudanças em excesso prejudicarão o andamento normal do curso e certamente prejudicarão os discentes.

A avaliação do projeto ocorrerá anualmente, considerando os objetivos, habilidades, competências previstas a partir de um diagnóstico preliminar, e será elaborada pela Comissão Pedagógica da Instituição, devendo levar em conta o processo estabelecido para implantação do projeto. Esse processo de avaliação será feito por meio de questionários aplicados aos professores, técnicos e discentes e os resultados serão discutidos nos encontros anuais.

O Projeto Pedagógico não deve ser considerado de forma absoluta e seu valor depende da capacidade de dar conta da realidade em sua constante transformação e por isso deve ser passível de modificações, superando limitações e incorporando novas perspectivas configuradas pelo processo de mudança da realidade. A avaliação do Projeto Pedagógico deve ser considerada como ferramenta construtiva que contribui para melhorias e inovações e que permite identificar possibilidades, orientar, justificar, escolher e tomar decisões no âmbito da vida acadêmica de alunos, professores e funcionários. Em termos operacionais, o processo de avaliação do Curso de Zootecnia da UFRA se dará em três dimensões:

a) avaliação interna: através de questionários posteriormente discutidos nos encontros, concluídos num relatório passado para o Colegiado de Curso avaliar e dar encaminhamento às mudanças.

b) avaliação institucional: baseada no levantamento de uma gama de indicadores de desempenho da instituição, cujos resultados podem subsidiar o dimensionamento do nível de satisfação dos docentes, discentes e funcionários com o trabalho e envolvimento no âmbito do curso de Graduação em Zootecnia da UFRA.

c) avaliação externa: esta será composta pelos mecanismos de avaliação do MEC e da sociedade civil, dos quais são exemplos o Exame Nacional de Cursos, previsto pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) e a avaliação efetuada pelos especialistas do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), os quais servirão para aferição da consonância dos objetivos e perfil dos egressos do curso para com os anseios da sociedade.

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